InícioRegionalUniversidade de Coimbra desenvolve modelo de carregamento inteligente para autocarros eléctricos

Universidade de Coimbra desenvolve modelo de carregamento inteligente para autocarros eléctricos

Uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra (UC) desenvolveu um modelo inteligente que permite optimizar o carregamento de frotas de autocarros eléctricos em 30 a 40 por cento e diminuir os custos de operação.

Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, a UC explicou que o estudo – com denominação “Electric Bus Coordinated Charging Strategy Considering V2G And Battery Degradation” – também mostra que o modelo contribui para aumentar o ciclo de vida das baterias.

O estudo já se encontra publicado na revista Energy e foi realizado no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores de Coimbra (INESC Coimbra) da Universidade de Coimbra, sendo financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Citados na nota de imprensa, os autores do modelo (Jônatas Augusto Manzolli, João Pedro Trovão e Carlos Henggeler Antunes) explicaram que a descarbonização dos transportes públicos é essencial para o aumento da eficiência energética, mitigação das mudanças climáticas e redução da poluição urbana.

No entanto, “ainda há desafios a vencer para possibilitar a adopção em massa destes veículos nas cidades, nomeadamente limitações ao nível de infraestrutura e operacionais. Actualmente, a rede eléctrica não está preparada para uma electrificação total dos transportes públicos. Por isso, é necessário encontrar soluções que ultrapassem estes obstáculos”, acrescentaram.

Pub

Leia também