Início Nacional Covid-19: Cerca de 30% dos infectados contraiu o vírus em casa

Covid-19: Cerca de 30% dos infectados contraiu o vírus em casa

Cerca de 30% de uma amostra de casos de covid-19 confirmados no país contraíram o vírus em casa e 25% em instituições colectivas, anunciou hoje a ministra da Saúde, Marta Temido.

“Em cerca de 30% dos casos em que foi identificada a transmissão esta ocorreu no local de habitação”, afirmou a ministra na conferência de imprensa diária de actualização de informação sobre a pandemia de covid-19.

Os dados reportam a uma análise da Direcção-Geral de Saúde com uma amostra de 2.958 casos confirmados entre os dias 18 e 24 de Abril no país, que vai passar a ser divulgada e partilhada com regularidade.

Para a ministra, estes dados mostram que se tem que ter “em atenção que quem está em domicílio (e infectado) continua a ter necessidade de cuidados especiais”.

Da análise realizada, foi também identificado que 25% dos casos correspondiam a situações de surto em instituições colectivas, como lares, instituições particulares de solidariedade social, hostels ou empresas.

A ministra da Saúde frisou também que 9% dos casos confirmados desta amostra referiam casos de transmissão social, a partir de contactos com amigos e familiares que não habitavam na sua residência.

Face a essa informação, Marta Temido voltou a apelar “a que ninguém, em qualquer circunstância, baixe as medidas de prevenção da transmissão de infecção”.

A análise mostra “que o esforço que tem sido desenvolvido tem que ser continuado”, sendo necessário “continuar a garantir as medidas” que têm sido aplicadas, defendeu.

Dos 2.958 casos confirmados incluídos na análise, 44% tinham informação sobre o tipo de transmissão.

Em todos o país, indica a DGS, há 23.864 casos confirmados de infecção e 903 mortos.

Relativamente ao dia anterior, há em Portugal mais 23 mortos (+2,6%) e mais 472 casos de infecção (+2%).

Das pessoas infectadas, 1.005 estão hospitalizadas, das quais 182 em unidades de cuidados intensivos, e o número de casos recuperados passou de 1.277 para 1.329.

Portugal cumpre o terceiro período de 15 dias de estado de emergência, iniciado em 19 de Março, e o Governo anunciou hoje a proibição de deslocações entre concelhos no fim de semana prolongado de 1 a 3 de Maio.

Pub

Leia também

Acidentes rodoviários marcaram ontem a Figueira

Ontem de manhã, mais precisamente às 10h15, aconteceu um embate traseiro, sem consequências para os condutores na avenida D. Pedro. Às 15h30,...

DGS garante que dados em Portugal são fiáveis

A directora-geral da Saúde garantiu hoje que os dados sobre o número de casos de covid-19 em Portugal são fiáveis, observando que...

Não portugueses e estrangeiros sem residência têm de pagar teste em Portugal

Os cidadãos não portugueses ou estrangeiros sem residência em Portugal que não tenham teste negativo à covid-19 à chegada têm de o...

Coliseu Figueirense com plano de animação de verão

Entre Julho e Agosto estão previstos vários concertos musicais no redondel do Coliseu Figueirense. No ano que assinala 125 anos, o recinto...

Fogo na sede da Naval foi há 23 anos

Foi no dia 4 de Julho de 1997, que a Associação Naval 1.º de Maio viu o fogo destruir a sua sede,...