Início Economia Covid-19: Associação Académica de Coimbra pede suspensão do pagamento de propinas

Covid-19: Associação Académica de Coimbra pede suspensão do pagamento de propinas

A Associação Académica de Coimbra (AAC) pediu ao Governo uma “suspensão imediata das propinas” no ensino superior e um reforço extraordinário das bolsas, face à pandemia da covid-19.

“A Associação Académica de Coimbra, tendo em conta o carácter excepcional que o nosso país atravessa, com graves repercussões económicas para as famílias portuguesas, endereçou um pedido ao ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior para a suspensão imediata das propinas no Ensino Superior português enquanto se mantiver este estado de excepção”, anunciou a instituição, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

Para o presidente da AAC, Daniel Azenha, citado na nota, “é de elevada justeza social a suspensão imediata desta taxa paga pelas famílias portuguesas, salvaguardando a manutenção do poder de compra das mesmas para ultrapassar este clima excepcional e de incerteza”.

“Esta tributação deve ser revista tendo em conta a limitação da actividade das instituições de ensino superior, bem como o carácter económico e social excepcional que o nosso país atravessa hoje”, acrescentou Daniel Azenha.

Além do pedido de suspensão imediata do pagamento de propinas, a AAC exige também “um reforço monetário extraordinário aos estudantes bolseiros”.

Esse reforço “é essencial para que possamos salvaguardar uma tendencial igualdade de acesso aos métodos de ensino e avaliação implementados actualmente bem como assegurar que os nossos colegas mais carenciados mantenham a estabilidade financeira que teriam em condições normais”, afirmou o presidente da AAC, Daniel Azenha.

Pub

Leia também

Figueira ganha prémio nacional da Mobilidade em Bicicleta

O Município da Figueira da Foz foi galardoado com o prémio nacional da mobilidade em bicicleta 2020, na categoria de Autarquias e...

Pais contra as mudanças de sala dos alunos

Os pais e encarregados de educação da turma 1, do 6.º ano de escolaridade da Escola Dr. João de Barros da Figueira...

Mais de 300 médicos de família ainda não foram colocados

Mais de um mês após o lançamento do concurso para colocação dos 365 médicos de família, os especialistas continuam sem trabalhar numa...

Protecção Civil emite recomendações para próximos dias de mau tempo

A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) emitiu hoje recomendações para as próximas 48 horas devido às previsões de chuva...

Chuva regressa na quinta-feira

A chuva deverá regressar na quinta-feira a Portugal, prevendo-se uma descida gradual de temperatura e aguaceiros, que poderão ser acompanhados de trovoada,...