Início Regional Hospitais de Coimbra com novos serviços certificados pelo modelo ACSA

Hospitais de Coimbra com novos serviços certificados pelo modelo ACSA

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) anunciou hoje que tem mais quatro serviços reconhecidos pelo modelo de certificação ACSA, com os quais “promove a confiança dos cidadãos e fortalece a confiança dos profissionais”.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o CHUC adianta que os Serviços de Neurologia e o Centro de Referência de Epilepsia Refratária foram acreditados em maio e que o Serviço de Cardiologia Pediátrica e o Centro de Referência de Cardiopatias Congénitas em junho.

Segundo a nota, os serviços de Cuidados Intensivos Pediátricos, a Unidade de Cirurgia de Ambulatório, o Centro de Referência de Onco-Oftalmologia (retinoblastoma e melanoma ocular) e o Centro de Responsabilidade Integrada de Oftalmologia, também estão acreditados desde 2016.

“O reconhecimento da qualidade destes serviços do CHUC, com os quais o Conselho de Administração se congratula, promove a confiança dos cidadãos e fortalece a confiança dos profissionais”, adianta o comunicado.

De acordo com a fonte, o CHUC, “na prossecução da sua missão de consolidar a cultura de qualidade e segurança dos cuidados de saúde que presta aos cidadãos, tem vários serviços e centros de referência reconhecidos pelo modelo de certificação ACSA”.

Neste momento, estão outros serviços daquela unidade de saúde de Coimbra “em diversas fases do processo de acreditação”.

O Programa Nacional de Acreditação em Saúde, criado pelo Despacho n.º 69/2009, de 31 de agosto, aprovou o modelo ACSA como modelo de certificação para as instituições do Serviço Nacional de Saúde.

De acordo com o CHUC, o modelo de Certificação do Ministério da Saúde visa “reconhecer a qualidade das instituições prestadoras de cuidados de saúde e promover o seu empenho voluntário na melhoria contínua, de forma a consolidar a cultura da qualidade e segurança” em todo o Serviço Nacional de Saúde.

O certificado que é outorgado aos serviços “atesta a conformidade com os ‘standards’ estabelecidos e os demais requisitos” do modelo de certificação de Unidades de Saúde do Ministério da Saúde, conclui o CHUC na nota hoje divulgada.

Pub

Leia também

Ponte Edgar Cardoso: obras condicionam trânsito durante a semana

As obras de requalificação da ponte Edgar Cardoso vão condicionar o trânsito nos dias 29 e 30 de Novembro, das 8h30 às 17h30, com...

Terapeuta da fala figueirense distinguida em São Brás de Alportel

O Município de São Brás de Alportel realizou a sua 10.ª Gala de Atribuição dos Prémios Juventude onde a figueirense Mónica Rocha foi premiada...

Assembleia Municipal da Figueira da Foz aprova desagregação de quatro freguesias

A Assembleia Municipal da Figueira da Foz deu hoje parecer favorável à desagregação das antigas freguesias de Brenha, Santana, Borda do Campo e São...

O Figueirense já nas bancas!

A edição de Novembro d' O Figueirense já se encontra nas bancas! Eis a primeira página:  

António da Cunha Telles: um amante dos festivais da Figueira

O produtor e realizador António da Cunha Telles, um dos nomes indissociáveis do Cinema Novo português nos anos de 1960, vai a enterrar no...