Início Regional Hospitais de Coimbra com novos serviços certificados pelo modelo ACSA

Hospitais de Coimbra com novos serviços certificados pelo modelo ACSA

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) anunciou hoje que tem mais quatro serviços reconhecidos pelo modelo de certificação ACSA, com os quais “promove a confiança dos cidadãos e fortalece a confiança dos profissionais”.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o CHUC adianta que os Serviços de Neurologia e o Centro de Referência de Epilepsia Refratária foram acreditados em maio e que o Serviço de Cardiologia Pediátrica e o Centro de Referência de Cardiopatias Congénitas em junho.

Segundo a nota, os serviços de Cuidados Intensivos Pediátricos, a Unidade de Cirurgia de Ambulatório, o Centro de Referência de Onco-Oftalmologia (retinoblastoma e melanoma ocular) e o Centro de Responsabilidade Integrada de Oftalmologia, também estão acreditados desde 2016.

“O reconhecimento da qualidade destes serviços do CHUC, com os quais o Conselho de Administração se congratula, promove a confiança dos cidadãos e fortalece a confiança dos profissionais”, adianta o comunicado.

De acordo com a fonte, o CHUC, “na prossecução da sua missão de consolidar a cultura de qualidade e segurança dos cuidados de saúde que presta aos cidadãos, tem vários serviços e centros de referência reconhecidos pelo modelo de certificação ACSA”.

Neste momento, estão outros serviços daquela unidade de saúde de Coimbra “em diversas fases do processo de acreditação”.

O Programa Nacional de Acreditação em Saúde, criado pelo Despacho n.º 69/2009, de 31 de agosto, aprovou o modelo ACSA como modelo de certificação para as instituições do Serviço Nacional de Saúde.

De acordo com o CHUC, o modelo de Certificação do Ministério da Saúde visa “reconhecer a qualidade das instituições prestadoras de cuidados de saúde e promover o seu empenho voluntário na melhoria contínua, de forma a consolidar a cultura da qualidade e segurança” em todo o Serviço Nacional de Saúde.

O certificado que é outorgado aos serviços “atesta a conformidade com os ‘standards’ estabelecidos e os demais requisitos” do modelo de certificação de Unidades de Saúde do Ministério da Saúde, conclui o CHUC na nota hoje divulgada.

Pub

Leia também

Conversa sobre violência doméstica no Auditório Municipal

Amanhã, pelas 22h, o Auditório Municipal do Museu Santos Rocha vai acolher uma palestra sobre a violência doméstica - “Violência Doméstica -...

Estudo revela que consumo repetitivo de álcool afecta células do sistema nervoso e aumenta ansiedade

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) concluíram que o consumo repetitivo de álcool afecta directamente células imunes do sistema...

Governo procura “soluções alternativas” para impedir concentrações à porta de escolas

Na conferência de imprensa de acompanhamento da pandemia da covid-19, Marta Temido declarou que “os vários setores do Governo que se defrontam...

Figueira da Foz é cidade há 138 anos

Hoje comemora-se o 138.º aniversário da elevação da Figueira da Foz a cidade, com o hastear da bandeira do município no edifício...

Mau Tempo: Mais de 150 ocorrências entre as 08:00 e as 17:00

A Proteção Civil registou 150 ocorrências devido ao mau tempo, com Leiria, Coimbra, Porto e Lisboa a serem os distritos mais afetados,...