Início Regional Hospitais de Coimbra com novos serviços certificados pelo modelo ACSA

Hospitais de Coimbra com novos serviços certificados pelo modelo ACSA

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) anunciou hoje que tem mais quatro serviços reconhecidos pelo modelo de certificação ACSA, com os quais “promove a confiança dos cidadãos e fortalece a confiança dos profissionais”.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o CHUC adianta que os Serviços de Neurologia e o Centro de Referência de Epilepsia Refratária foram acreditados em maio e que o Serviço de Cardiologia Pediátrica e o Centro de Referência de Cardiopatias Congénitas em junho.

Segundo a nota, os serviços de Cuidados Intensivos Pediátricos, a Unidade de Cirurgia de Ambulatório, o Centro de Referência de Onco-Oftalmologia (retinoblastoma e melanoma ocular) e o Centro de Responsabilidade Integrada de Oftalmologia, também estão acreditados desde 2016.

“O reconhecimento da qualidade destes serviços do CHUC, com os quais o Conselho de Administração se congratula, promove a confiança dos cidadãos e fortalece a confiança dos profissionais”, adianta o comunicado.

De acordo com a fonte, o CHUC, “na prossecução da sua missão de consolidar a cultura de qualidade e segurança dos cuidados de saúde que presta aos cidadãos, tem vários serviços e centros de referência reconhecidos pelo modelo de certificação ACSA”.

Neste momento, estão outros serviços daquela unidade de saúde de Coimbra “em diversas fases do processo de acreditação”.

O Programa Nacional de Acreditação em Saúde, criado pelo Despacho n.º 69/2009, de 31 de agosto, aprovou o modelo ACSA como modelo de certificação para as instituições do Serviço Nacional de Saúde.

De acordo com o CHUC, o modelo de Certificação do Ministério da Saúde visa “reconhecer a qualidade das instituições prestadoras de cuidados de saúde e promover o seu empenho voluntário na melhoria contínua, de forma a consolidar a cultura da qualidade e segurança” em todo o Serviço Nacional de Saúde.

O certificado que é outorgado aos serviços “atesta a conformidade com os ‘standards’ estabelecidos e os demais requisitos” do modelo de certificação de Unidades de Saúde do Ministério da Saúde, conclui o CHUC na nota hoje divulgada.

Leia também

Doze pessoas detidas por tráfico de drogas em festival de Oliveira do Hospital

Doze pessoas foram detidas por alegados crimes de tráfico de drogas durante um festival de música no concelho de Oliveira de Hospital,...

Coimbra recebe equipamentos para imagem molecular cerebral no valor 5ME

O Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (ICNAS) da Universidade de Coimbra vai receber dois equipamentos de imagem molecular do cérebro,...

Portugal goleia Senegal na estreia no Mundialito de futebol de praia

A selecção portuguesa de futebol de praia entrou hoje da melhor forma na 23.ª edição do Mundialito, ao golear por 7-1 o...

ISEC trará cursos de ensino superior à Figueira da Foz em 2020

Mário Velindro, Presidente do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, em entrevista exclusiva ao Jornal O Figueirense, afirmou que irão no ano...

Figueira da Foz reforça segurança em lançamentos pirotécnicos para evitar fogos

O município da Figueira da Foz vai reforçar a segurança na utilização de pirotecnia durante o período crítico de incêndios para minimizar...