Início Nacional Governo quer fazer de Portugal “o campo para o novo espaço na...

Governo quer fazer de Portugal “o campo para o novo espaço na Europa”

O Governo pretende reforçar o posicionamento de Portugal na Agência Espacial Europeia (ESA) para que possa fazer do país “o campo para o novo espaço na Europa”, afirmou hoje o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

“No contexto europeu, estamos a reforçar o nosso posicionamento na Agência Espacial Europeia para que possamos, no contexto europeu, fazer de Portugal o campo para o novo espaço na Europa”, afirmou hoje Manuel Heitor, em Coimbra, durante a apresentação da iniciativa “Portugal New Space Entrepeneurship Initiative 2030”.

Em declarações à comunicação social, o ministro explicou que esta iniciativa pretende “ajudar a transformar Portugal num sinónimo do novo espaço”, atraindo jovens “com projetos empresariais para criarem emprego qualificado em Portugal”.

“O espaço e as tecnologias espaciais estão a mudar radicalmente”, notou, salientando que as tecnologias desenvolvidas para a exploração espacial têm aplicações na Terra, seja na agricultura, mobilidade urbana ou pescas.

Nesse sentido, Manuel Heitor considerou que é necessário explorar esse conceito de trazer “o espaço para a nossa economia, criando melhores e mais empregos”.

Durante a cerimónia, o ministro salientou os passos que Portugal tem dado nos últimos tempos no que toca à aposta no espaço, seja a criação de uma agência espacial portuguesa, um regime legal que permite o lançamento de micro e pequenos satélites a partir do território português ou um programa para lançamento de satélites a partir da ilha de Santa Maria, Açores.

Lusa

Leia também

Figueira da Foz destruiu 130 ninhos de vespa asiática desde o início do ano

O concelho da Figueira da Foz eliminou desde janeiro 130 ninhos de vespas velutinas, na maioria localizados nas maiores freguesias urbanas, Buarcos...

Incêndios: Acusada de queimada que terá contribuído para fogo no Pinhal de Leiria começa hoje a ser julgada

Uma mulher de 69 anos começa hoje a ser julgada no Tribunal de Alcobaça, acusada de ter sido autora de uma queimada...

António Costa propõe Ana Abrunhosa para ministra da Coesão Territorial

O primeiro-ministro indigitado propôs hoje ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a nomeação de Ana Abrunhosa para o cargo de...

Academia Europa debate projeto europeu com 60 universitários na Figueira da Foz

A segunda edição da Academia Europa, a primeira na Figueira da Foz, quer discutir o futuro do projeto europeu mas também as...

Figueira da Foz recusa reabrir acesso no Cabo Mondego por questões de segurança

O presidente da Câmara da Figueira da Foz manifestou-se irredutível sobre a reabertura de um caminho de acesso no Cabo Mondego, junto...