Início Nacional Governo quer fazer de Portugal “o campo para o novo espaço na...

Governo quer fazer de Portugal “o campo para o novo espaço na Europa”

O Governo pretende reforçar o posicionamento de Portugal na Agência Espacial Europeia (ESA) para que possa fazer do país “o campo para o novo espaço na Europa”, afirmou hoje o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

“No contexto europeu, estamos a reforçar o nosso posicionamento na Agência Espacial Europeia para que possamos, no contexto europeu, fazer de Portugal o campo para o novo espaço na Europa”, afirmou hoje Manuel Heitor, em Coimbra, durante a apresentação da iniciativa “Portugal New Space Entrepeneurship Initiative 2030”.

Em declarações à comunicação social, o ministro explicou que esta iniciativa pretende “ajudar a transformar Portugal num sinónimo do novo espaço”, atraindo jovens “com projetos empresariais para criarem emprego qualificado em Portugal”.

“O espaço e as tecnologias espaciais estão a mudar radicalmente”, notou, salientando que as tecnologias desenvolvidas para a exploração espacial têm aplicações na Terra, seja na agricultura, mobilidade urbana ou pescas.

Nesse sentido, Manuel Heitor considerou que é necessário explorar esse conceito de trazer “o espaço para a nossa economia, criando melhores e mais empregos”.

Durante a cerimónia, o ministro salientou os passos que Portugal tem dado nos últimos tempos no que toca à aposta no espaço, seja a criação de uma agência espacial portuguesa, um regime legal que permite o lançamento de micro e pequenos satélites a partir do território português ou um programa para lançamento de satélites a partir da ilha de Santa Maria, Açores.

Lusa

Pub

Leia também

Covid-19: DGS alerta para uso indevido de luvas porque pode potenciar contágio

A Direcção-Geral da Saúde (DGS) considerou hoje que o uso de luvas na rua pode ser “contraproducente e dar uma falsa sensação...

Distrito de Coimbra sob aviso amarelo devido à chuva

O distrito de Coimbra está sob aviso amarelo até às 21h de hoje, devido à previsão de chuva que poderá ser forte,...

Tempo de Páscoa diferente

Buarcos, com largas tradições religiosas na Quaresma, suspendeu as cerimónias habituais como as procissões da Semana Santa, mas mantém vivo o espírito...

Covid-19: Pandemia alterou consumos de álcool e drogas para quase um terço de jovens

Perto de um terço dos jovens portugueses (62,4%) acredita que a pandemia de covid-19 contribuiu para a alteração de consumo de álcool...

Covid-19: Comerciantes dos mercados da Figueira da Foz com entregas ao domicílio

A Câmara da Figueira da Foz disponibilizou o contacto de 30 comerciantes dos dois mercados municipais, que continuam abertos, para que as...