Início Nacional Governo quer fazer de Portugal “o campo para o novo espaço na...

Governo quer fazer de Portugal “o campo para o novo espaço na Europa”

O Governo pretende reforçar o posicionamento de Portugal na Agência Espacial Europeia (ESA) para que possa fazer do país “o campo para o novo espaço na Europa”, afirmou hoje o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

“No contexto europeu, estamos a reforçar o nosso posicionamento na Agência Espacial Europeia para que possamos, no contexto europeu, fazer de Portugal o campo para o novo espaço na Europa”, afirmou hoje Manuel Heitor, em Coimbra, durante a apresentação da iniciativa “Portugal New Space Entrepeneurship Initiative 2030”.

Em declarações à comunicação social, o ministro explicou que esta iniciativa pretende “ajudar a transformar Portugal num sinónimo do novo espaço”, atraindo jovens “com projetos empresariais para criarem emprego qualificado em Portugal”.

“O espaço e as tecnologias espaciais estão a mudar radicalmente”, notou, salientando que as tecnologias desenvolvidas para a exploração espacial têm aplicações na Terra, seja na agricultura, mobilidade urbana ou pescas.

Nesse sentido, Manuel Heitor considerou que é necessário explorar esse conceito de trazer “o espaço para a nossa economia, criando melhores e mais empregos”.

Durante a cerimónia, o ministro salientou os passos que Portugal tem dado nos últimos tempos no que toca à aposta no espaço, seja a criação de uma agência espacial portuguesa, um regime legal que permite o lançamento de micro e pequenos satélites a partir do território português ou um programa para lançamento de satélites a partir da ilha de Santa Maria, Açores.

Lusa

Pub

Leia também

Distância de dois metros e carros até três pessoas entre novas regras para ensino de condução

As novas regras do ensino da condução no quadro da pandemia de covid-19, publicadas hoje em Diário da República, prevêem um distanciamento...

Mulher com suspeita de infecção fugiu do hospital da Figueira e foi apanhada pela PSP

Uma mulher com suspeitas de infecção pelo novo coronavírus fugiu hoje do Hospital Distrital da Figueira da Foz (HDFF), onde aguardava a...

Incêndios: Todos os distritos em estado de alerta laranja até às 24 horas de amanhã

Todos os distritos de Portugal continental estão em estado de alerta especial laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro,...

Criança testa Covid no 2.º Jardim Escola da Figueira

Um menino, aluno de um jardim-de-infância da Figueira da Foz, testou esta terça-feira positivo para Covid-19, situação que levou ao isolamento de...

Piscinas da Praia de Quiaios já abriram

As piscinas da Praia de Quiaios abriram "cumprindo as normas de segurança recomendadas pelas autoridades de saúde", diz a autarquia local.