Início Educação Vagas abertas pelo Ministério de Educação para professores triplicaram face ao ano...

Vagas abertas pelo Ministério de Educação para professores triplicaram face ao ano passado

O Ministério da Educação abriu 2.424 vagas para o concurso externo que permite a integração nos quadros de educadores de infância e docentes, aumentando em mais de 200% os lugares disponibilizados no ano passado.

De acordo com uma portaria publicada hoje em Diário da República, o concurso destinado a educadores de infância e a professores dos ensinos básico e secundário para o ano lectivo de 2021/2022 conta com 2.424 vagas de quadro de zona pedagógica.

No ano passado, o mesmo concurso abriu com apenas 872 vagas, registando por isso um aumento de 278% comparativamente ao anterior, sublinha o gabinete do Ministério da Educação em comunicado.

Além dos mais de dois mil lugares disponíveis no acesso aos quadros de zona pedagógica, ao abrigo da chamada “norma-travão”, a mesma portaria fixa uma dotação de 31 vagas para o ensino artístico especializado da música e da dança.

O concurso “tem em vista o preenchimento de vagas existentes nos quadros de zona pedagógica, bem como o preenchimento de necessidades temporárias através de mobilidade interna, de contratação inicial e das consequentes reservas de recrutamento”.

Na mesma nota, o Ministério da Educação refere ainda a publicação da portaria com as vagas para o concurso interno, que aumentam também este ano.

“Para o concurso interno, foram apuradas 6.237 vagas, o que representa um crescimento de lugares disponíveis para professores do quadro (necessidades permanentes)”, lê-se no comunicado.

De acordo com a tutela, os lugares disponíveis em cada escola foram apurados no âmbito de um recenseamento desenvolvido pelos directores das escolas e agrupamentos, havendo depois lugar para correcções do ministério, sempre que justificável, para garantir “uma gestão optimizada dos recursos humanos e das necessidades do sistema”.

À semelhança do que aconteceu já no ano passado, volta a estar assegurada “a recepção de todos os documentos” necessários para as candidaturas “por via digital”.

“O ano lectivo de 2021/2022 iniciará com o corpo docente mais estabilizado e com um sistema mais ajustado às necessidades permanentes determinadas pelas escolas”, conclui o ministério.

Pub

Leia também

Figueira com Carnaval em Agosto

Dando continuidade ao programa de animação de verão, as marginais das praias de Buarcos e da Claridade, o Bairro Novo e a rua dos...

Figueira da Foz abre espaço de coworking no edifício do Quartel da Imagem

O Quartel da Imagem, na Figueira da Foz, antiga ‘casa’ dos bombeiros municipais reabilitada para actividades culturais, vai albergar um espaço de ‘coworking’ dirigido...

Oito novos casos nas últimas 24h

O concelho da Figueira da Foz registou oito casos de pessoas infectadas com covid-19 nas últimas 24h, permanecendo um total de 86 casos activos,...

Municípios avançam com Ciclovia do Mondego para ligar Coimbra à Figueira da Foz

Os municípios de Coimbra, Montemor-o-Velho e Figueira da Foz assinaram hoje um contracto para a Comunidade Intermunicipal avançar com a Ciclovia do Mondego, intervenção...

Estudo sobre transposição de areias na Figueira da Foz deve ser divulgado em Setembro

As conclusões do estudo sobre um sistema mecânico de transposição de areias na barra da Figueira da Foz deverão ser tornadas públicas em Setembro,...