Início Nacional Hospitais de Coimbra confirmam redução da atividade na Transplantação Hepática

Hospitais de Coimbra confirmam redução da atividade na Transplantação Hepática

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) disse hoje que a redução da atividade na Unidade de Transplantação Hepática se deve ao facto de existirem doentes portadores de uma bactéria, que, no entanto, não causou nenhuma infeção.

O jornal Público noticiou hoje que o programa de transplantes hepáticos de adultos do CHUC não está a aceitar novos doentes para internamento por causa de uma bactéria multirresistente detetada no serviço.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o CHUC refere que a situação já estava sinalizada, tendo sido identificados os fatores de risco que a podem ter condicionado.

De acordo com a administração, “os exames clínicos e as análises efetuadas permitem concluir que oito doentes se encontram colonizados por ‘enterobacteriaceae’ produtoras de ‘carbapenemases’ e não infetados”.

“Estão em curso as medidas consideradas adequadas e necessárias para o controlo desta situação e a melhoria das condições existentes na Unidade em causa”, refere a nota.

No entanto, o CHUC esclarece que as “‘enterobacteriaceae’ são bactérias que fazem parte da flora intestinal normal dos seres humanos, local onde habitam sem provocar doença”.

Contudo, acrescenta o comunicado, “se atingirem outros locais do organismo, como o aparelho urinário ou a corrente sanguínea, podem causar infeções em pessoas suscetíveis (nomeadamente nos doentes imunodeprimidos/transplantados)”.

“Quando esta bactéria habita o intestino dos seres humanos sem provocar doença, a isto chama-se ‘colonização’ e a pessoa diz-se ‘portadora’. Os portadores podem manter-se colonizados durante meses a anos, mas não necessitam de tratamento”, salienta o CHUC.

O comunicado adianta ainda que a administração está a tentar reforçar os recursos humanos na Unidade de Transplantação Hepática.

Leia também

Figueira da Foz destruiu 130 ninhos de vespa asiática desde o início do ano

O concelho da Figueira da Foz eliminou desde janeiro 130 ninhos de vespas velutinas, na maioria localizados nas maiores freguesias urbanas, Buarcos...

Incêndios: Acusada de queimada que terá contribuído para fogo no Pinhal de Leiria começa hoje a ser julgada

Uma mulher de 69 anos começa hoje a ser julgada no Tribunal de Alcobaça, acusada de ter sido autora de uma queimada...

António Costa propõe Ana Abrunhosa para ministra da Coesão Territorial

O primeiro-ministro indigitado propôs hoje ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a nomeação de Ana Abrunhosa para o cargo de...

Academia Europa debate projeto europeu com 60 universitários na Figueira da Foz

A segunda edição da Academia Europa, a primeira na Figueira da Foz, quer discutir o futuro do projeto europeu mas também as...

Figueira da Foz recusa reabrir acesso no Cabo Mondego por questões de segurança

O presidente da Câmara da Figueira da Foz manifestou-se irredutível sobre a reabertura de um caminho de acesso no Cabo Mondego, junto...