Início Nacional Hospitais de Coimbra confirmam redução da atividade na Transplantação Hepática

Hospitais de Coimbra confirmam redução da atividade na Transplantação Hepática

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) disse hoje que a redução da atividade na Unidade de Transplantação Hepática se deve ao facto de existirem doentes portadores de uma bactéria, que, no entanto, não causou nenhuma infeção.

O jornal Público noticiou hoje que o programa de transplantes hepáticos de adultos do CHUC não está a aceitar novos doentes para internamento por causa de uma bactéria multirresistente detetada no serviço.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o CHUC refere que a situação já estava sinalizada, tendo sido identificados os fatores de risco que a podem ter condicionado.

De acordo com a administração, “os exames clínicos e as análises efetuadas permitem concluir que oito doentes se encontram colonizados por ‘enterobacteriaceae’ produtoras de ‘carbapenemases’ e não infetados”.

“Estão em curso as medidas consideradas adequadas e necessárias para o controlo desta situação e a melhoria das condições existentes na Unidade em causa”, refere a nota.

No entanto, o CHUC esclarece que as “‘enterobacteriaceae’ são bactérias que fazem parte da flora intestinal normal dos seres humanos, local onde habitam sem provocar doença”.

Contudo, acrescenta o comunicado, “se atingirem outros locais do organismo, como o aparelho urinário ou a corrente sanguínea, podem causar infeções em pessoas suscetíveis (nomeadamente nos doentes imunodeprimidos/transplantados)”.

“Quando esta bactéria habita o intestino dos seres humanos sem provocar doença, a isto chama-se ‘colonização’ e a pessoa diz-se ‘portadora’. Os portadores podem manter-se colonizados durante meses a anos, mas não necessitam de tratamento”, salienta o CHUC.

O comunicado adianta ainda que a administração está a tentar reforçar os recursos humanos na Unidade de Transplantação Hepática.

Pub

Leia também

Figueira da Foz tomou medidas por causa da agitação marítima

O município da Figueira da Foz tomou algumas precauções para minimizar o impacto da agitação marítima forte prevista para hoje e sábado, mas só...

Depressão Dora – mau tempo vai permanecer até sábado

Portugal continental está a ser afectado desde a tarde de hoje e até sábado por vento forte, precipitação, neve, agitação marítima e descida da...

Figueira com 15 novos casos – cerca de 1400 casos registados no concelho desde Março

O concelho da Figueira da Foz registou hoje 15 novos casos de pessoas infectadas com covid-19, totalizando o número de casos registados desde Março...

Golfinho morto na praia da Figueira

Cerca das 17 horas de ontem foi encontrado um golfinho, já morto, nas areias do molhe norte da Figueira da Foz, segundo apurou O Figueirense junto...

Covid-19: Vacina será gratuita, facultativa e administrada no SNS

A ministra da Saúde disse hoje que a vacina contra a covid-19, que poderá chegar a Portugal já em Janeiro, será gratuita, facultativa e...