InícioLocalWorkshop sobre questões LGBTI+ em Tavarede

Workshop sobre questões LGBTI+ em Tavarede

Dois voluntários da rede ex aequo, uma associação de jovens lésbicas, gays, bissexuais,
trans, intersexo e apoiantes com idades entre os 16 e os 30 anos em Portugal, promoveram ontem um workshop na sala multiusos do Paço de Tavarede, evento promovido pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) da Figueira da Foz.
“No passado recente temos recebido alguns processos que nos chegaram por outras problemáticas. Ao analisar a situação concreta, percebe-se que há outros factores envolvidos, alguns casos ao nível da própria sexualidade”, explica Helena Roso, presidente da CPCJ do concelho.
A técnica considera também que os profissionais dos serviços de protecção de menores “nem sempre estão muito informados sobre estas questões, que têm uma abertura relativamente recente, e nem sempre as comissões estão preparadas para actuar da forma
mais indicada”.
Pedro Pais, um dos dinamizadores da actividade, sublinha que “a questão LGBTI+ tem de ser falada, porque para muitas pessoas é um problema” e acrescenta: “a nível programático, é fundamental a abordagem desta temática nas escolas. Somos chamados no contexto da disciplina de cidadania, mas muitas vezes são os próprios alunos que têm a iniciativa de nos procurar”.

Pub

Leia também