Início Local Santana Lopes insiste em mudanças no porto da Figueira da Foz

Santana Lopes insiste em mudanças no porto da Figueira da Foz

O presidente da Câmara da Figueira da Foz insistiu hoje na necessidade de a administração do porto marítimo ter alguém em permanência, que resolva as situações do dia-a-dia aos operadores e à comunidade piscatória.

“O importante é termos na administração do porto pessoas que estejam todos os dias na Figueira da Foz. Não estou a dizer a administração toda, mas pelo menos uma parte”, disse aos jornalistas Pedro Santana Lopes, no final da reunião do executivo.

O autarca, eleito pelo movimento Figueira a Primeira, defende que a administração portuária tenha alguém “residente na Figueira, que conheça bem as questões do porto, da pesca, da barra e de tudo isto que aqui se passa e que afecta o dia-a-dia de muitos figueirenses e da economia do concelho”.

Segundo Santana Lopes, “no dia-a-dia colocam-se questões que têm de ser resolvidas por quem tenha poder para resolver”.

“Os figueirenses não podem estar a telefonar para Aveiro para resolver questões que se colocam a um porto que é importante “, frisou.

O autarca fala em operadores “revoltados”, que ligam de manhã e recebem uma resposta da presidente [do conselho de administração] “que está em reunião, [ligue] lá para as 16h30/17:00”.

“Como é que possível? Não é possível. Não sei como Portugal funciona assim”, enfatizou Santana Lopes, que teme a saída de muitas embarcações de pesca para Aveiro ou outros portos.

O autarca ressalvou ainda que a secretária de Estado das Pescas e o Ministério do Mar “têm sido impecáveis, cheios de boa vontade, mas isso não chega”.

Durante a sessão de Câmara, Santana Lopes revelou que a barra do porto da Figueira da Foz agravou-se de novo e que as dragagens que estavam previstas não estão a ser feitas, quando na segunda-feira já se inicia a pesca de cerco.

O bom funcionamento do porto da Figueira da Foz é, de acordo com o presidente da Câmara, uma “questão relevantíssima” para o desenvolvimento do concelho, a par de outras, como a existência de terrenos para fixar novas empresas e de um espaço para instalar o ensino superior na cidade.

Pub

Leia também

Figueira: a mais procurada

O Jornal da Madeira escreveu a notícia que “a Jetcost.pt analisa regularmente as pesquisas realizadas no seu site, para que assim sejam obtidos dados mais...

Detido suspeito de provocar cinco incêndios na Figueira da Foz

A Policia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção de um homem suspeito de atear cinco incêndios florestais no concelho da Figueira da Foz. O detido...

Peça de teatro “Chovem Amores na Rua do Matador”

O Centro de Artes e Espectáculos (CAE) apresenta, no dia 23, pelas 22 horas, no Auditório Municipal, a peça de teatro "Chovem Amores na...

Homem colhido mortalmente por ambulância junto ao Hospital

Um homem morreu hoje na Figueira da Foz após ter sido atropelado na última madrugada quando estava caído junto ao hospital da cidade, confirmaram...

Naval Remo participou no Campeonato Regional de Velocidade

No fim-de-semana passado, teve lugar, na pista de remo de Montemor-o-Velho, o Campeonato Regional de Velocidade de Remo, em que participaram seis clubes com...