Início Local Câmara da Figueira da Foz promete colaboração para instalar cuidados continuados

Câmara da Figueira da Foz promete colaboração para instalar cuidados continuados

O presidente da Câmara da Figueira da Foz lamentou que o concelho não tenha uma “única” cama de cuidados continuados e prometeu colaborar com as instituições concelhias para alterar o actual quadro.

O presidente do município disse aos jornalistas que recebeu a informação “com surpresa” numa reunião com os responsáveis do Centro Distrital de Segurança Social de Coimbra, realizada na terça-feira.

Falando no final da reunião de Câmara, o autarca sublinhou que lhe foi comunicado que o concelho da Figueira da Foz “é o único do distrito que não tem (uma cama de cuidados continuados)”.

Salientando que, nesta situação, existem responsabilidades do Estado e das instituições particulares de solidariedade social, Santana Lopes garantiu colaboração total com as organizações do concelho, mesmo com aquelas que fecham a porta ao município.

“A Figueira da Foz precisa das instituições de solidariedade social a trabalhar como deve ser, concentradas nos seus objectivos e não dispersas por vários objectivos”, referiu, salientando que o seu papel “como presidente de Câmara é normalizar relações, independentemente das relações pessoais”.

Para já, segundo Santana Lopes, apenas existe um processo não concluído da Associação Fernão Mendes Pinto para a criação de 55 camas de cuidados continuados no antigo edifício do Colégio Casa Nossa Senhora do Rosário, em Tavarede.

A Câmara da Figueira da Foz aprovou a minuta de um protocolo de colaboração com o Hospital Distrital da Figueira da Foz para a criação de uma unidade de cuidados paliativos.

“Quando acabar o mandato, a Figueira da Foz terá camas de cuidados continuados e paliativos. Isso eu garanto já com estes dois projectos em marcha”, sublinhou Santana Lopes.

Pub

Leia também

Santana Lopes perspectiva ano económico “muito difícil” em 2023

O presidente da Câmara da Figueira da Foz, Pedro Santana Lopes, perspectivou hoje um ano económico “muito difícil” para 2023 devido ao constante aumento...

Combate à erosão costeira na Figueira da Foz deverá ser iniciado em Outubro

A transposição de 100 mil metros cúbicos de areia na área costeira da Figueira da Foz para reforço do cordão dunar, prevista inicialmente para...

Apuramento para Campeonato do Mundo de videojogos no Quartel da Imagem

O Edifício do Quartel da Imagem, na Figueira da Foz, vai acolher, de 14 a 16 de Outubro, a primeira fase de apuramento do...

Ponte Edgar Cardoso entra em obras no início de Novembro

As obras de reabilitação e reforço da Ponte Edgar Cardoso, sobre o rio Mondego, na Figueira da Foz, vão ter início no dia 1...

Corpo de trabalhador encontrado pelos bombeiros dentro de lagoa em Pombal

O corpo do homem que estava desaparecido numa lagoa durante a madrugada de hoje foi encontrado cerca das 14 horas, dentro da cabine do...