Início Desporto Praia do Cabedelo com iluminação nocturna para surf

Praia do Cabedelo com iluminação nocturna para surf

A Praia do Cabedelo conta agora com iluminação à noite para permitir a prática de surf e ‘bodyboard’ para lá do pôr-do-sol.

A instalação de iluminação, investimento de 75 mil euros, surgiu de uma proposta no Orçamento Participativo da Figueira da Foz, que não venceu, mas que o município decidiu aproveitar, “pelo número de participantes e de votantes tão significativo”, disse à agência Lusa o presidente da Câmara da Figueira da Foz, Carlos Monteiro.

Em 2019, houve uma experiência piloto para testar a iluminação das ondas, com uma estrutura temporária.

A iluminação irá funcionar das 20h00 até às 00h00 todos os dias, pelo menos até “Outubro ou Novembro”.

“Neste período experimental, estamos a articular com o comandante do Porto e com as associações e escolas de surf que funcionam no Cabedelo, até criarmos um regulamento”, salientou.

Posteriormente, será a Capitania que dará o aval, mediante as condições do mar, sendo apenas o sistema ligado “mediante solicitação de escolas de surf ou de alguma associação que surja para esse efeito”, explicou.

“Não queremos que esteja ligado para nada, quer por questões económicas, quer por questões ambientais”, frisou Carlos Monteiro.

De acordo com o presidente da Câmara da Figueira da Foz, o horário deverá ser antecipado, encurtando também a hora final.

O sistema funciona em telegestão, podendo ser ligado ou desligado de qualquer ponto.

“Na nossa perspectiva, isto terá impacto. É uma oferta diferenciadora. Não conheço nem em Portugal nem na Europa nenhuma zona de prática de surf e bodyboard com iluminação nocturna”, destacou Carlos Monteiro, notando ainda que este sistema poderá também ser útil para provas e campeonatos, pois “o limite de tempo não será tão apertado”.

A intervenção foi integrada numa obra de requalificação de toda a zona do Cabedelo, que contou com duas empreitadas (uma de 2,6 milhões de euros e outra de dois milhões de euros), em que foi feito um reforço do cordão dunar, uma valorização da praça, a criação de mais parques de estacionamento e passadiços, referiu.

Pub

Leia também

Ponte Edgar Cardoso: obras condicionam trânsito durante a semana

As obras de requalificação da ponte Edgar Cardoso vão condicionar o trânsito nos dias 29 e 30 de Novembro, das 8h30 às 17h30, com...

Terapeuta da fala figueirense distinguida em São Brás de Alportel

O Município de São Brás de Alportel realizou a sua 10.ª Gala de Atribuição dos Prémios Juventude onde a figueirense Mónica Rocha foi premiada...

Assembleia Municipal da Figueira da Foz aprova desagregação de quatro freguesias

A Assembleia Municipal da Figueira da Foz deu hoje parecer favorável à desagregação das antigas freguesias de Brenha, Santana, Borda do Campo e São...

O Figueirense já nas bancas!

A edição de Novembro d' O Figueirense já se encontra nas bancas! Eis a primeira página:  

António da Cunha Telles: um amante dos festivais da Figueira

O produtor e realizador António da Cunha Telles, um dos nomes indissociáveis do Cinema Novo português nos anos de 1960, vai a enterrar no...