Início Local Liga dos Bombeiros dá 15 dias para Governo apresentar medidas mitigadoras

Liga dos Bombeiros dá 15 dias para Governo apresentar medidas mitigadoras

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) exigiu ontem que o Governo apresente, num prazo máximo de 15 dias, medidas que mitiguem o impacto do aumento do preço dos combustíveis no orçamento das corporações.

O prazo foi fixado numa proposta aprovada por unanimidade pelo Conselho Nacional da LBP, que ontem se reuniu na Figueira da Foz.

A LBP promete convocar um Conselho Nacional extraordinário, “para análise, discussão e tomadas de medidas excepcionais e com impacto público”, caso não haja resposta do Governo no tempo exigido, refere um comunicado da Liga.

Na quinta-feira, a LBP lamentou que o Governo “ainda não tenha encontrado uma solução” para minimizar “o impacto brutal” do aumento do preço dos combustíveis nas corporações de bombeiros.

Em declarações à Lusa, o presidente da LBP, António Nunes, disse que os ministérios da Administração Interna e da Saúde sabem quais são as dificuldades das corporações de bombeiros e conhecem as propostas da LBP para que consigam resistir ao aumento do preço dos combustíveis.

As propostas da LBP incluem medidas equivalentes aos transportes públicos, acesso ao gasóleo verde e a assinatura do despacho acordado entre a Liga e o Ministério da Saúde em Novembro de 2021 para o transporte não urgente de doentes, que revia a tabela de 2012.

Segundo António Nunes, “está quase a chegar” o momento em que as corporações de bombeiros “vão deixar de ter capacidade para pagar os combustíveis aos fornecedores”.

Questionado sobre a transferência feita em março pelo Ministério da Administração Interna de 1.500 euros para cada corporação a título de compensação transitória da comparticipação com encargos com combustíveis, o presidente da LBP afirmou que se tratou de “uma dívida que a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil tinha com os bombeiros”.

Pub

Leia também

Basquetebol do Benfica homenageia Henrique Vieira frente à Oliveirense

O Benfica homenageou o seu antigo ‘capitão’ e treinador de basquetebol Henrique Vieira, na recepção à Oliveirense na 19.ª jornada da primeira fase do...

O Figueirense já nas bancas!

A edição de Janeiro do jornal O Figueirense já está nas bancas! Eis a primeira página:

Teatro no CAE com a peça “A Farsa de Inês Pereira”

A Etcetera Associação Artística vai apresentar a peça de teatro "A Farsa de Inês Pereira" no Grande Auditório do Centro de Artes e Espectáculos,...

Ciclista Fabio Jakobsen vem correr à Figueira Champions

O neerlandês Fabio Jakobsen, da Soudal Quick-Step, actual campeão da Europa de estrada e um dos melhores sprinters da actualidade, é o nome principal...

Nadadores do Ginásio em destaque no Open de Alcobaça

A prova Open Masters de Alcobaça, realizada neste passado fim-de-semana, foi palco para o Ginásio se destacar com os seus nadadores masters de diferentes...