Início Educação Instituto Superior de Coimbra junta engenharia e gestão em curso na Figueira...

Instituto Superior de Coimbra junta engenharia e gestão em curso na Figueira da Foz

O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) apresenta no sábado a quarta edição da pós-graduação em Economia e Gestão Industrial, que se vai realizar na Figueira da Foz, numa estratégia de aproximação do ensino às empresas.

“Esta formação é exemplar do que deve ser o ensino práctico da engenharia, ministrado em chão de fábrica com máquinas a laborar”, salientou à agência Lusa o presidente do ISEC, Mário Velindro, referindo que o curso se insere numa “estratégia iniciada há dois anos de apoio às indústrias da região e aproximação à Figueira da Foz”.

A formação, ministrada em parceria com a Coimbra Business School, foi desenhada à medida das necessidades identificadas pelos parceiros industriais, nomeadamente as empresas Verallia e Vangest e o grupo Altri, que participam na apresentação do curso.

O principal objectivo da formação é oferecer aos 16 candidatos inscritos “um perfil profissional capaz de analisar, projectar e implementar os processos de negócio inerentes à economia e à gestão industrial”, afirmou Mário Velindro.

“Através de competências avançadas – essenciais para optimizar recursos e para a eficácia do desempenho dos mais recentes equipamentos industriais – é possível aprofundar conhecimentos sobre as novas tecnologias e métodos da engenharia e da gestão industrial, executando-os com eficácia”, sublinhou.

Segundo o presidente do ISEC, as empresas industriais da Figueira da Foz precisam de manter e de aprofundar a competitividade dos produtos no mercado global, o que “só se consegue com incorporação de alta tecnologia na indústria e com quadros que sejam capazes de a operar em contexto industrial”.

“É este tipo de ensino – activo, práctico e de engenharia aplicada – que o ISEC ministra, edição após edição, nesta pós-graduação na Figueira da Foz”, realçou Velindro, referindo que não se trata de nenhuma estratégia do Instituto Politécnico para se instalar na Figueira da Foz.

Citando as palavras do actual presidente do município figueirense, Mário Velindro frisou que a ligação daquela cidade ao ensino superior será efectuada através da Universidade de Coimbra.

A apresentação da pós-graduação em Economia e Gestão Industrial decorre no sábado, a partir das 10 horas, na Biblioteca Municipal da Figueira da Foz.

Pub

Leia também

Salvo o ocupante da viatura que caiu na Serra da Boa Viagem

Ficou ligeiramente ferido, “mas consciente e orientado”, o único ocupante da viatura ligeira que esta tarde se despistou e caiu numa ravina com um...

CAE recebe um concerto de Lisa Gerrard e Jules Maxwell no domingo

Amanhã, pelas 21h30, o Centro de Artes e Espectáculos (CAE) apresenta um concerto com Lisa Gerrard e Jules Maxwell, onde será apresentado o seu...

Ponte Edgar Cardoso: obras condicionam trânsito durante a semana

As obras de requalificação da ponte Edgar Cardoso vão condicionar o trânsito nos dias 29 e 30 de Novembro, das 8h30 às 17h30, com...

Terapeuta da fala figueirense distinguida em São Brás de Alportel

O Município de São Brás de Alportel realizou a sua 10.ª Gala de Atribuição dos Prémios Juventude onde a figueirense Mónica Rocha foi premiada...

Assembleia Municipal da Figueira da Foz aprova desagregação de quatro freguesias

A Assembleia Municipal da Figueira da Foz deu hoje parecer favorável à desagregação das antigas freguesias de Brenha, Santana, Borda do Campo e São...