Início Educação Instituto Superior de Coimbra junta engenharia e gestão em curso na Figueira...

Instituto Superior de Coimbra junta engenharia e gestão em curso na Figueira da Foz

O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) apresenta no sábado a quarta edição da pós-graduação em Economia e Gestão Industrial, que se vai realizar na Figueira da Foz, numa estratégia de aproximação do ensino às empresas.

“Esta formação é exemplar do que deve ser o ensino práctico da engenharia, ministrado em chão de fábrica com máquinas a laborar”, salientou à agência Lusa o presidente do ISEC, Mário Velindro, referindo que o curso se insere numa “estratégia iniciada há dois anos de apoio às indústrias da região e aproximação à Figueira da Foz”.

A formação, ministrada em parceria com a Coimbra Business School, foi desenhada à medida das necessidades identificadas pelos parceiros industriais, nomeadamente as empresas Verallia e Vangest e o grupo Altri, que participam na apresentação do curso.

O principal objectivo da formação é oferecer aos 16 candidatos inscritos “um perfil profissional capaz de analisar, projectar e implementar os processos de negócio inerentes à economia e à gestão industrial”, afirmou Mário Velindro.

“Através de competências avançadas – essenciais para optimizar recursos e para a eficácia do desempenho dos mais recentes equipamentos industriais – é possível aprofundar conhecimentos sobre as novas tecnologias e métodos da engenharia e da gestão industrial, executando-os com eficácia”, sublinhou.

Segundo o presidente do ISEC, as empresas industriais da Figueira da Foz precisam de manter e de aprofundar a competitividade dos produtos no mercado global, o que “só se consegue com incorporação de alta tecnologia na indústria e com quadros que sejam capazes de a operar em contexto industrial”.

“É este tipo de ensino – activo, práctico e de engenharia aplicada – que o ISEC ministra, edição após edição, nesta pós-graduação na Figueira da Foz”, realçou Velindro, referindo que não se trata de nenhuma estratégia do Instituto Politécnico para se instalar na Figueira da Foz.

Citando as palavras do actual presidente do município figueirense, Mário Velindro frisou que a ligação daquela cidade ao ensino superior será efectuada através da Universidade de Coimbra.

A apresentação da pós-graduação em Economia e Gestão Industrial decorre no sábado, a partir das 10 horas, na Biblioteca Municipal da Figueira da Foz.

Pub

Leia também

Dia Internacional dos Museus comemorado no Museu Municipal

Amanhã, dia 18 de Maio, o Município da Figueira da Foz assinala o Dia Internacional dos Museus que tem como mote "O Poder dos...

Ginásio participou na 16.ª edição da Regata Internacional Litocar

A 16ª edição da Regata Internacional Litocar reuniu no passado fim de semana, na Pista de Montemor-o-Velho, 490 tripulações representando 18 clubes, entre os...

Figueira acolhe 1.º Encontro Nacional de Urban Skechers

A Figueira da Foz acolhe, de 10 a 12 de Junho, o I Encontro Nacional de Urban Skechers (desenho urbano), organizado pela Urban Sketches...

Torneios de ténis de mesa na João de Barros

A Escola de Ensino Básico 2.º e 3.º Ciclos Dr. João de Barros realizou, na semana passada, os Torneios Finais (internos) de Ténis de...

Lusiaves coopera com escola

A Escola Profissional de Aveiro e o Grupo Lusiaves assinaram um protocolo de cooperação com vista ao desenvolvimento de formação profissional para um perfil...