Início Local Incêndios: Mais de meia centena de concelhos do continente em risco muito...

Incêndios: Mais de meia centena de concelhos do continente em risco muito elevado

Mais de meia centena de concelhos de 11 distritos de Portugal continental apresentam hoje um risco muito elevado de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou em risco muito elevado de incêndio mais de 50 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Portalegre, Santarém, Castelo Branco, Leiria, Coimbra, Guarda, Vila Real, Viseu e Bragança.

Há também vários concelhos dos 18 distritos do continente em risco elevado de incêndio.

De acordo com o instituto, o risco de incêndio vai aumentar progressivamente até sábado, dia em que a quase totalidade do território continental apresentará um risco elevado, muito elevado ou máximo.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, sendo o elevado o terceiro nível mais grave.

Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade até meio da manhã, em especial no litoral oeste e no Alentejo, e com possibilidade de chuva fraca ou chuvisco, podendo essa nebulosidade persistir ao longo do dia na faixa costeira da região Centro.

Durante a tarde, prevê-se um aumento temporário de nebulosidade nas regiões do interior Norte e Centro, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado de noroeste, soprando moderado a forte no litoral oeste e barlavento algarvio, com rajadas até 75 quilómetros por hora a sul do Cabo Mondego, em especial a partir da tarde.

Nas terras altas, o vento será moderado do quadrante norte, soprando por vezes forte, com rajadas até 75 quilómetros por hora, em especial a partir da tarde.

Está também prevista neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 14 graus celsius (em Portalegre) e os 18 (em Faro) e as máximas entre os 23 (em Aveiro e Leiria) e os 35 (em Castelo Branco).

Pub

Leia também

Bernardo Reis aposta no comércio tradicional e na construção naval

O candidato da CDU à presidência da Câmara da Figueira da Foz destacou hoje a valorização do comércio tradicional e a reactivação da actividade...

Candidato do PS em passeio na Figueira da Foz com habitação na agenda

O candidato do PS à Câmara da Figueira da Foz e actual presidente, Carlos Monteiro, escolheu uma das maiores urbanizações da cidade, localizada em...

Santana Lopes quer descentralizar investimentos para freguesias

O candidato do movimento independente Figueira a Primeira à presidência da Câmara da Figueira da Foz, Pedro Santana Lopes, disse hoje que vai descentralizar...

Aviso amarelo para amanhã, chuva até domingo

A partir de amanhã a Figueira da Foz vai estar sob aviso amarelo na devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes e trovoadas,...

Detido por violência doméstica

Ontem, cerca das 22 horas, foi detido na Figueira um homem de 28 anos pela prática do crime de violência doméstica. A Polícia chegou ao domicílio...