Início Local Hospital da Figueira implementa medidas preventivas

Hospital da Figueira implementa medidas preventivas

O Hospital Distrital da Figueira da Foz tem seguido as orientações da Direcção-Geral da Saúde (DGS) e implementou algumas medidas preventivas, segundo apurou O Figueirense.

Divulgação geral das medidas de contenção através da afixação de cartazes informativos nas entradas do hospital, nas salas de espera de atendimento de doentes e no Serviço de Urgência (SU); divulgação de vídeo no LCD da Consulta Externa e Sala de Espera e recomendações colocadas no site e APP do Hospital.

No Serviço de Urgência, junto dos profissionais que procedem à triagem dos doentes, reforçou “a importância de garantir que estejam disponíveis os kits de material a fornecer ao doente com suspeita de infecção (que inclui um pacote de lenços descartáveis e uma máscara cirúrgica), assim como a importância da higiene das mãos do doente com o soluto antissético de base alcoólica e limitação da circulação dos doentes com suspeita, que serão encaminhados para uma sala de isolamento. Tal como o preconizado na orientação para o efeito, perante a hipótese de caso suspeito o responsável clínico contacta a DGS que contactará o INEM para transferência do doente para um hospital de referência”.

Sabe-se que reforçou ainda junto das equipas a importância do cumprimento das medidas de contenção da infecção e implementação destas medidas junto dos profissionais do Serviço de Urgências, e ainda do “cumprimento do fluxograma do circuito de doentes com suspeita de infecção pelo coronavírus especificamente elaborado para este fim”.

A unidade hospitalar adquiriu ou reforçou de equipamento identificado pela DGS como fundamental, exemplo máscaras cirúrgicas; respiradores P2; máscaras com viseira integrada; protecção ocular; batas impermeáveis e luvas. A partir da Intranet, foi facilitado aos trabalhadores do hospital, o acesso directo à base de dados online da disseminação mundial do coronavírus, e ao microsite “COVID-19” da DGS. 

As medidas a implementar perante um caso suspeito de infecção por COVID-19, diz fonte do Hospital da Figueira, estão detalhadamente descritas nas orientações divulgadas. Não obstante, reforçaram” a importância de nunca descurar a implementação das precauções básicas de controlo de infecção (PBCI): higiene das mãos, adequação de equipamento de protecção individual (EPI), adopção de medidas de etiqueta respiratória, boas práticas de higiene e limpeza, entre outros”.

Pub

Leia também

Figueira ganha prémio nacional da Mobilidade em Bicicleta

O Município da Figueira da Foz foi galardoado com o prémio nacional da mobilidade em bicicleta 2020, na categoria de Autarquias e...

Pais contra as mudanças de sala dos alunos

Os pais e encarregados de educação da turma 1, do 6.º ano de escolaridade da Escola Dr. João de Barros da Figueira...

Mais de 300 médicos de família ainda não foram colocados

Mais de um mês após o lançamento do concurso para colocação dos 365 médicos de família, os especialistas continuam sem trabalhar numa...

Protecção Civil emite recomendações para próximos dias de mau tempo

A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) emitiu hoje recomendações para as próximas 48 horas devido às previsões de chuva...

Chuva regressa na quinta-feira

A chuva deverá regressar na quinta-feira a Portugal, prevendo-se uma descida gradual de temperatura e aguaceiros, que poderão ser acompanhados de trovoada,...