Foi apresentada esta manhã, no parque de estacionamento da Praça da Europa, uma frota de viaturas de recolha de resíduos e de lavagem de contentores movidas a gás natural comprimido (GNC), que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Carlos Monteiro, do Presidente da Assembleia Municipal, José Duarte e dos vereadores executivos, do Presidente do Conselho de Administração da SUMA, Manuel Costa, entre outros representantes e técnicos da empresa e do município.
A frota é composta por cinco viaturas: quatro camiões de recolha de resíduos e um camião de higienização de contentores, tornando-se na primeira totalmente amiga do ambiente a operar num concelho do distrito de Coimbra.
A iniciativa parte de uma aposta de melhoria da qualidade do ar, através da redução da percentagem de dióxido de carbono libertado para a atmosfera e que provoca o efeito estufa – responsável pelas alterações climáticas. Este método de abastecimento, face à gasolina e ao gasóleo, apresenta vantagens importantes em termos ambientais, uma vez que permite produzir menos 75% a 85% de óxidos de azoto, gerando, simultaneamente, menos 25% de CO₂.
Esta frota, assim como as viaturas que irão operar em breve no concelho de Coimbra, irão efetuar o abastecimento num posto situado na Figueira da Foz e cujo processo de licenciamento foi responsável pelo atraso de quase um ano, na entrega das viaturas.
Para Carlos Monteiro, o dia foi marcante, não só pelo facto de “termos viaturas novas, menos poluentes“, mas também pelo “trabalho que tem sido feito há muitos anos com a SUMA, em termos ambientais, de recolha de resíduos sólidos, de separação de resíduos e recolha de monos.“
“Hoje demos mais um passo importante nesta parceria que é um contracto, mas é uma parceria que se vem repetindo, e com estas viaturas mais amigas do ambiente e com uma tecnologia que não existia no concelho da Figueira da Foz“, salientou o autarca que referiu que a entrega destas viaturas “obrigou a um esforço grande da SUMA, porque hoje embora o GNC seja um combustível muito usado para veículos pesados, não há uma rede e a SUMA teve de instalar um posto de abastecimento“.
Carlos Monteiro adiantou que, na perspectiva de um Planeta mais sustentável, o Município está a preparar a candidatura para a recolha de bio-resíduos (resíduos castanhos).
O Presidente do Conselho de Administração da SUMA, Manuel Costa, salientou o investimento de 1 milhão de euros, nestas novas 5 viaturas, e mostrou-se convicto que esta será uma experiência importante “mais silenciosa e interessante“.
A frota será operada pela SUMA, parceiro estratégico para as acções de higiene e salubridade públicas no município, e cujo percurso conta já com mais de década e meia de prestação de serviços na Figueira da Foz.