Início Nacional Alterações ao Código da Estrada entram hoje em vigor com agravamento de...

Alterações ao Código da Estrada entram hoje em vigor com agravamento de coimas

As alterações ao Código da Estrada entram hoje em vigor, com multas agravadas para o uso do telemóvel ao volante e a perda de três pontos na carta de condução.

O valor das coimas por uso do telemóvel vai duplicar, ficando estabelecida uma penalização entre 250 a 1.250 euros.

Os condutores de veículos para transporte remunerado de passageiros a partir de plataforma eletrónica (TVDE) passam a estar incluídos no grupo de condutores sujeitos ao regime especial, que considera sob influência de álcool a condução com uma taxa igual ou superior a 0,20 gramas por litro de sangue.

As alterações contemplam também a obrigatoriedade de os tractores passarem a circular com arco de segurança erguido e em posição de serviço, desde que homologados com esta estrutura, bem como a utilização do cinto e outros dispositivos de segurança com que os veículos estejam equipados, incluindo “avisadores luminosos especiais” (rotativo de cor amarela).

O incumprimento pode dar origem a uma coima entre 120 e 600 euros.

Passa a ser possível apresentar às entidades fiscalizadoras os documentos de identificação através da aplicação id.gov.pt.

As alterações consagram também a proibição de aparcamento e pernoita de autocaravanas fora dos locais autorizados.

Foi atribuída competência fiscalizadora à GNR, à PSP, à Polícia Marítima e aos municípios para actuarem fora das vias públicas e áreas protegidas em situações de pernoita e aparcamento de autocaravanas ou rulotes fora dos locais autorizados.

As novas medidas abrangem ainda as trotinetes elétricas, que passam a ser equiparadas a bicicletas quando atingem uma velocidade máxima até 25 quilómetros por hora ou potência máxima contínua até 0,25 quilowatts.

Aos utilizadores das que atingem velocidades superiores a esses limites serão aplicadas coimas de 60 a 300 euros, caso circulem em desrespeito pelas respectivas características técnicas e regime de circulação.

A revisão do Código da Estrada possibilita igualmente uma concentração de todas as categorias de veículos na carta de condução, permitindo eliminar as licenças para conduzir tractores e máquinas agrícolas ou florestais na via pública, e a dispensa do levantamento dos autos de contraordenação para os condutores de veículos em missão urgente de prestação de socorro ou de interesse público.

Pub

Leia também

Hora muda no domingo

Portugal vai adiantar os relógios uma hora na madrugada de domingo, passando da 1 para as 2 horas, dando início ao horário de Verão,...

Técnicos de diagnóstico e terapêutica homenageados

Uma cerimónia de homenagem aos técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica (TSDTs) que completaram 25 ou mais anos de serviço no Hospital Distrital da...

Figueira da Foz vai ter 28,5 ME para habitação a preços acessíveis

O município da Figueira da Foz vai ter 215 fogos habitacionais com rendas acessíveis, no âmbito do acordo assinado quarta-feira entre a Comunidade Intermunicipal...

João de Barros vence a 2.ª jornada de basquetebol em Coimbra

Na passada quarta-feira foi realizada a 2.ª jornada da Coordenação Local do Desporto Escolar de Basquetebol, em Coimbra, com um torneio designado para o...

Sociedade Filarmónica Paionense faz 165 anos

A Sociedade Filarmónica Paionense celebra 165 anos de existência no próximo dia 26 de Março, assinalando a data com um concerto de aniversário pela...