Início Economia Figueira da Foz mantém impostos municipais em 2022

Figueira da Foz mantém impostos municipais em 2022

O município da Figueira da Foz vai manter, em 2022, a mesma taxa dos impostos municipais deste ano, numa linha de continuidade e de estabilidade fiscal, salientada hoje pelo presidente Pedro Santana Lopes.

“É importante manter a continuidade das políticas nos aspectos estruturais”, disse o autarca na reunião de Câmara desta manhã, destacando a importância da “estabilidade fiscal”.

Frisando que “prudência é a palavra de ordem”, o independente Santana Lopes, que governa em minoria, salientou que “manter o rumo é também uma opção política”, embora tivesse pensado numa pequena descida de alguns impostos.

Na reunião de Câmara desta manhã, o executivo independente liderado pelo antigo primeiro-ministro viu aprovada, por maioria, com os votos a favor do PS e contra do PSD, a proposta para manter o Imposto Municipal Sobre Imóveis (IMI) na taxa de 0,4%.

Também a taxa de Derrama vai ser mantida em 1,5% para volume de negócios superior a 150 mil euros e continuar isenta abaixo desse montante.

A taxa variável da participação do município no IRS vai continuar nos 3,5%.

O orçamento em preparação para o próximo ano vai também manter uma linha de continuidade, segundo a vereadora Anabela Tabaçó, sendo “fundamentalmente um exercício para acomodar dentro dos limites da receita apurada para 2022 os compromissos assumidos, em particular ao nível do investimento”.

“Este é um orçamento de continuidade, que tem de acomodar os compromissos assumidos no valor de vários milhões de euros, quer no plano do investimento, quer ao nível de parte significativa da despesa corrente”, disse a autarca.

De acordo com Anabela Tabaçó, “o esforço que está em curso é no sentido de reduzir a despesa corrente, já que não há grande margem para reduzir as despesas de capital, dado que grande parte corresponde a compromissos assumidos ou que têm como contrapartida cofinanciamento de fundos comunitários ou de outras fontes de financiamento”.

Pub

Leia também

Dia Internacional dos Museus comemorado no Museu Municipal

Amanhã, dia 18 de Maio, o Município da Figueira da Foz assinala o Dia Internacional dos Museus que tem como mote "O Poder dos...

Ginásio participou na 16.ª edição da Regata Internacional Litocar

A 16ª edição da Regata Internacional Litocar reuniu no passado fim de semana, na Pista de Montemor-o-Velho, 490 tripulações representando 18 clubes, entre os...

Figueira acolhe 1.º Encontro Nacional de Urban Skechers

A Figueira da Foz acolhe, de 10 a 12 de Junho, o I Encontro Nacional de Urban Skechers (desenho urbano), organizado pela Urban Sketches...

Torneios de ténis de mesa na João de Barros

A Escola de Ensino Básico 2.º e 3.º Ciclos Dr. João de Barros realizou, na semana passada, os Torneios Finais (internos) de Ténis de...

Lusiaves coopera com escola

A Escola Profissional de Aveiro e o Grupo Lusiaves assinaram um protocolo de cooperação com vista ao desenvolvimento de formação profissional para um perfil...