Início Espectáculo Escolas de Samba congratulam-se com festejos de Carnaval na Figueira da Foz

Escolas de Samba congratulam-se com festejos de Carnaval na Figueira da Foz

As três escolas de samba da Figueira da Foz congratularam-se hoje com o anúncio da realização dos festejos de Carnaval, já que é “uma lufada de ar fresco” voltarem a desfilar depois de a covid-19 não o ter permitido em 2021.

“Termos Carnaval este ano é uma lufada de ar fresco, pois estamos todo o ano à espera deste grande momento”, apontou a presidente da Escola de Samba Gres A Rainha, Sónia Sargento.

Em declarações à agência Lusa, a responsável daquela escola de samba disse acreditar que a pandemia “já está um bocadinho mais controlada”, estando tudo “mais ou menos pronto” para terem a desfilar cerca de 135 pessoas, “com idades desde os 4 até aos 60 e muitos anos”.

Já para o presidente da Escola de Samba Unidos do Mato Grosso, José Alberto, o regresso dos festejos de Carnaval “é uma grande alegria para todos”.

“É uma festa para nós e estamos a precisar. Penso que conseguiremos fazer o desfile em segurança, pois estão reunidas todas as condições para seguirmos todas as regras da Direcção Geral da Saúde”, acrescentou.

Esta escola de samba terá a desfilar 100 a 120 pessoas, dos 3 aos 70 anos.

“Estamos a contar que venham pessoas de vários pontos do país, visto que outros carnavais foram cancelados. Irão desfilar por esta escola de samba umas 20 a 25 pessoas de outras escolas, porque querem divertir-se e nós acolhemo-las”, informou.

O presidente da Escola de Samba Gres Novo Império, José Gouveia, também destacou a “alegria de voltar a desfilar, toda uma comunidade que gosta muito de samba e vive para isso”.

“Para além desta alegria, convém lembrar que todas as escolas de samba, da Figueira da Foz e do resto do país, são colectividades que vivem dos seus próprios rendimentos e associados. Isto é uma maneira de o associativismo ir para a frente, de não o matarem”, sustentou.

Desta escola de samba desfilarão cerca de 125 pessoas, dos 6 aos 70 anos, “com todos os cuidados”, prometeu.

À Lusa, o presidente da Associação de Carnaval de Buarcos/Figueira da Foz, Adelino Vaz, contou que a decisão de manter os festejos de Carnaval “não foi tomada de ânimo leve”, tendo sido acompanhada com a devida atenção a situação pandémica que o país ainda atravessa.

“Nos últimos meses estivemos muito atentos à situação do país em geral e, em consonância com a Câmara da Figueira da Foz, decidimos tomar decisão de manter a saída do Carnaval”, esclareceu.

Adelino Vaz destacou que, à semelhança de outro tipo de eventos que ocorrem pelo país, também estarão “sujeitos às regras da DGS” e, apesar de não haver festejos de Carnaval noutras cidades, “não são esperados mais visitantes do que o habitual”.

“O recinto tem lotação para 10 mil pessoas e não é costume encher. Mesmo não havendo Carnaval noutros sítios do país, não estou a prever que haja grande enchente na Figueira da Foz, até porque as pessoas ainda continuam com receio de sair à rua”, concluiu.

Os corsos carnavalescos, que estão a ser preparados pelas três escolas de samba da cidade, realizam-se no domingo, 27 de Fevereiro, e no Dia de Entrudo, a 1 de Março.

Está ainda previsto, para o dia 26 de Fevereiro, um sábado, o Desfile Noturno das Escolas de Samba.

Pub

Leia também

Festa do Arroz em Maiorca

A Confraria do Arroz Doce de Maiorca vai realizar depois de amanhã, domingo, a Festa do Arroz, que irá decorrer em Maiorca. Esta iniciativa tem...

O Figueirense já nas bancas!

A edição mensal de Maio d'O Figueirense já se encontra nas bancas! Eis a primeira página:

19º aniversário do Núcleo Museológico do Sal encerra «Maio é Museu!»

A programação cultural promovida pelo Museu Municipal Santos Rocha (MMSR), no âmbito da iniciativa da 10.ª edição de “Maio é Museu!”, vai culminar nas...

Arquitecto figueirense ganha prémio nacional

O arquitecto paisagista figueirense Fernando dos Santos Pessoa ganhou o Prémio “Ambiente e Paisagem Gonçalo Ribeiro Telles”, segundo apurou O Figueirense. Outro dos premiados foi...

O Figueirense na Antena 1

O Figueirense esteve novamente na Antena 1, no programa de emissão internacional "Portugal em Directo", onde a jornalista Cláudia Aguiar Rodrigues conversou com o...