Início Educação Criação de Campus Universitário da Figueira da Foz publicada em Diário da...

Criação de Campus Universitário da Figueira da Foz publicada em Diário da República

O reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, determinou a criação de um pólo universitário na cidade da Figueira da Foz, que visa o desenvolvimento da região, tornando-o um centro dinamizador de ciência, investigação e inovação.

“Determino a criação de um Projecto Especial, designado Campus Universitário da Figueira da Foz, na dependência directa do reitor, professor doutor Amílcar Falcão”, indica um despacho publicado hoje em Diário da República.

A criação do Projecto Especial Campus Universitário da Figueira da Foz contará com a parceria da Câmara Municipal da Figueira da Foz e dará seguimento a um dos objectivos que a Universidade de Coimbra inscreveu no seu Plano Estratégico para o quadriénio 2019/2023.

“O Plano Estratégico da Universidade de Coimbra para o quadriénio 2019/2023 estabeleceu como linha de orientação estratégica, enquadrada no eixo ‘Desafios Societais’, a consolidação da presença no território, através do reforço de relações institucionais e redes colaborativas que contribuam para o desenvolvimento sustentável”.

O cumprimento desta linha estratégica tem por objectivo a presença física em autarquias, “cujo enquadramento geoestratégico se coaduna com as prioridades de desenvolvimento identificadas na Universidade de Coimbra”.

”A implementação desta presença implica a materialização de ofertas formativas que se complementem com a estratégica de posicionamento único nacional”, acrescentou a UC.

De acordo com o documento, para a criação do Campus Universitário da Figueira da Foz será necessário, em primeiro lugar, “concluir o procedimento tendente ao estabelecimento do protocolo com a Câmara Municipal da Figueira da Foz, que permita definir as responsabilidades associadas a cada um dos intervenientes”.

“Posteriormente, será imprescindível a infraestruturação do edificado, dotando-o das condições logísticas necessárias à prossecução das actividades da Universidade de Coimbra”, destacou.

O despacho hoje publicado dá ainda conta que o Projecto Especial é coordenado pela técnica superior da Universidade de Coimbra Paula João Machado do Canto e tem a duração de um ano, com início a 31 de Agosto de 2022, “eventualmente renovável, em função do cumprimento dos objectivos que presidiram à sua criação”.

Pub

Leia também

Jornadas sobre a gaguez na Figueira

No dia 22 de Outubro realizam-se na Figueira da Foz as Jornadas 2.0, um evento de debate e reflexão organizado pela Associação Portuguesa de...

Isaías Cardoso faria hoje 100 anos

José Isaías Cardoso nasceu na freguesia de Alhadas a 30 de Setembro de 1922. Faria hoje 100 anos! Formou-se em arquitectura pela Escola Superior de Belas Artes do Porto, em...

TESTA Group adquire Sorefoz

O Grupo Testa, de Mortágua, comprou 80 por cento das acções da Sorefoz. “Acreditamos que a Sorefoz vai continuar a inovar e a crescer...

Santana Lopes perspectiva ano económico “muito difícil” em 2023

O presidente da Câmara da Figueira da Foz, Pedro Santana Lopes, perspectivou hoje um ano económico “muito difícil” para 2023 devido ao constante aumento...

Combate à erosão costeira na Figueira da Foz deverá ser iniciado em Outubro

A transposição de 100 mil metros cúbicos de areia na área costeira da Figueira da Foz para reforço do cordão dunar, prevista inicialmente para...