Início Educação Criação de Campus Universitário da Figueira da Foz publicada em Diário da...

Criação de Campus Universitário da Figueira da Foz publicada em Diário da República

O reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, determinou a criação de um pólo universitário na cidade da Figueira da Foz, que visa o desenvolvimento da região, tornando-o um centro dinamizador de ciência, investigação e inovação.

“Determino a criação de um Projecto Especial, designado Campus Universitário da Figueira da Foz, na dependência directa do reitor, professor doutor Amílcar Falcão”, indica um despacho publicado hoje em Diário da República.

A criação do Projecto Especial Campus Universitário da Figueira da Foz contará com a parceria da Câmara Municipal da Figueira da Foz e dará seguimento a um dos objectivos que a Universidade de Coimbra inscreveu no seu Plano Estratégico para o quadriénio 2019/2023.

“O Plano Estratégico da Universidade de Coimbra para o quadriénio 2019/2023 estabeleceu como linha de orientação estratégica, enquadrada no eixo ‘Desafios Societais’, a consolidação da presença no território, através do reforço de relações institucionais e redes colaborativas que contribuam para o desenvolvimento sustentável”.

O cumprimento desta linha estratégica tem por objectivo a presença física em autarquias, “cujo enquadramento geoestratégico se coaduna com as prioridades de desenvolvimento identificadas na Universidade de Coimbra”.

”A implementação desta presença implica a materialização de ofertas formativas que se complementem com a estratégica de posicionamento único nacional”, acrescentou a UC.

De acordo com o documento, para a criação do Campus Universitário da Figueira da Foz será necessário, em primeiro lugar, “concluir o procedimento tendente ao estabelecimento do protocolo com a Câmara Municipal da Figueira da Foz, que permita definir as responsabilidades associadas a cada um dos intervenientes”.

“Posteriormente, será imprescindível a infraestruturação do edificado, dotando-o das condições logísticas necessárias à prossecução das actividades da Universidade de Coimbra”, destacou.

O despacho hoje publicado dá ainda conta que o Projecto Especial é coordenado pela técnica superior da Universidade de Coimbra Paula João Machado do Canto e tem a duração de um ano, com início a 31 de Agosto de 2022, “eventualmente renovável, em função do cumprimento dos objectivos que presidiram à sua criação”.

Pub

Leia também

GNR detém homem detido por furto em armazém industrial

O Comando Territorial de Coimbra da GNR, através do Posto Territorial da Praia de Quiaios, deteve, no domingo, em flagrante, um homem de 25...

Plano Nacional de Cinema no AEZUFF

O Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz (AEZUFF) e o Centro de Artes e Espectáculos dinamizaram a iniciativa “Escola vai...

Bombeiros Voluntários homenagearam o seu presidente

O corpo dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz decidiu homenagear o seu presidente, Lídio Lopes, assinalando o marco dos 25 anos da sua...

Fundo dinamarquês prevê investir oito mil ME em energia eólica no mar da Figueira da Foz

Um fundo de investimento dinamarquês pretende investir oito mil milhões de euros num projecto de energias eólicas no mar ao largo da Figueira da...

Ginásio conquistou 17 títulos na época passada

Na época de 2021-2022, o Ginásio conquistou 14 títulos de Campeão de Portugal - nas modalidades de Remo (13) e Tiro (1) - e...