Início Local Covid-19: Figueira da Foz prepara resposta para situações de quarentena colectiva

Covid-19: Figueira da Foz prepara resposta para situações de quarentena colectiva

O município da Figueira da Foz, está a preparar um plano para poder dar resposta à eventual necessidade de realização de quarentenas colectivas, anunciou hoje a autarquia.

Em comunicado publicado na rede social Facebook, o município explica que a medida “visa contemplar pessoas sem casa ou que não possam permanecer em casa”, face à ameaça do surto de coronavírus.

Ouvido pela agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal, Carlos Monteiro, explicou que o Plano Municipal Quarentena Colectiva – enquadrado no estado de emergência nacional em vigor – poderá abranger situações “em que exista um foco activo, por exemplo, numa aldeia, em que se consegue identificar a cadeia de transmissão” ou no caso de um grupo de pessoas “que venha de fora (do concelho)”.

O plano, que será colocado em prática “em articulação com as autoridades de saúde”, prevê ainda a criação de espaços “específicos para operacionais de Protecção Civil”.

Para operacionalizar a quarentena colectiva, o município da Figueira da Foz “conta utilizar os espaços dos pavilhões desportivos das escolas ou outros que venham a ser considerados adequados”.

Até ao momento, já se mostraram disponíveis para colaborar com as autoridades municipais a Casa do Povo de Maiorca, através da cedência de mais de uma centena de camas e o Ginásio Clube Figueirense, que disponibilizou as suas instalações e viaturas, adianta a nota.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, infectou mais de 250 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 10.400 morreram.

Das pessoas infectadas, mais de 89.000 recuperaram da doença.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje o número de casos confirmados de infecção para 1.020, mais 235 do que na quinta-feira.

O número de mortos no país subiu para seis.

Pub

Leia também

Mau Tempo: Mais de 150 ocorrências entre as 08:00 e as 17:00

A Proteção Civil registou 150 ocorrências devido ao mau tempo, com Leiria, Coimbra, Porto e Lisboa a serem os distritos mais afetados,...

Figueira ganha prémio nacional da Mobilidade em Bicicleta

O Município da Figueira da Foz foi galardoado com o prémio nacional da mobilidade em bicicleta 2020, na categoria de Autarquias e...

Pais contra as mudanças de sala dos alunos

Os pais e encarregados de educação da turma 1, do 6.º ano de escolaridade da Escola Dr. João de Barros da Figueira...

Mais de 300 médicos de família ainda não foram colocados

Mais de um mês após o lançamento do concurso para colocação dos 365 médicos de família, os especialistas continuam sem trabalhar numa...

Protecção Civil emite recomendações para próximos dias de mau tempo

A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) emitiu hoje recomendações para as próximas 48 horas devido às previsões de chuva...