Início Local Covid-19: Figueira da Foz prepara resposta para situações de quarentena colectiva

Covid-19: Figueira da Foz prepara resposta para situações de quarentena colectiva

O município da Figueira da Foz, está a preparar um plano para poder dar resposta à eventual necessidade de realização de quarentenas colectivas, anunciou hoje a autarquia.

Em comunicado publicado na rede social Facebook, o município explica que a medida “visa contemplar pessoas sem casa ou que não possam permanecer em casa”, face à ameaça do surto de coronavírus.

Ouvido pela agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal, Carlos Monteiro, explicou que o Plano Municipal Quarentena Colectiva – enquadrado no estado de emergência nacional em vigor – poderá abranger situações “em que exista um foco activo, por exemplo, numa aldeia, em que se consegue identificar a cadeia de transmissão” ou no caso de um grupo de pessoas “que venha de fora (do concelho)”.

O plano, que será colocado em prática “em articulação com as autoridades de saúde”, prevê ainda a criação de espaços “específicos para operacionais de Protecção Civil”.

Para operacionalizar a quarentena colectiva, o município da Figueira da Foz “conta utilizar os espaços dos pavilhões desportivos das escolas ou outros que venham a ser considerados adequados”.

Até ao momento, já se mostraram disponíveis para colaborar com as autoridades municipais a Casa do Povo de Maiorca, através da cedência de mais de uma centena de camas e o Ginásio Clube Figueirense, que disponibilizou as suas instalações e viaturas, adianta a nota.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, infectou mais de 250 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 10.400 morreram.

Das pessoas infectadas, mais de 89.000 recuperaram da doença.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje o número de casos confirmados de infecção para 1.020, mais 235 do que na quinta-feira.

O número de mortos no país subiu para seis.

Pub

Leia também

90% das habitações do Concelho cobertas por fibra óptica até ao final do ano

O Município da Figueira da Foz e a Altice Portugal assinaram esta semana um protocolo que visa aumentar a área de cobertura...

Feira do Livro da Figueira começa já amanhã

A Feira do Livro da Figueira da Foz irá decorrer de 4 de Julho a 31 de Agosto, das 10h00 às 24h00,...

PSP apanhou dois homens na Figueira com carro furtado

A Esquadra de Investigação Criminal da PSP da Figueira da Foz recuperou um carro que havia sido furtado de um parque de...

Bares abrem amanhã na Praça João Ataíde

A Praça João Ataíde (antiga Praça do Forte) vai dar espaço aos 12 bares fundadores da Associação Figueira da Noite - a...

Tradicionais chapéus às riscas voltaram à avenida

Os chapéus às riscas dispostos na avenida, que durante anos foram atracção para famílias e amigos, estão de novo disponíveis, de forma...