Início Local Covid-19: Figueira da Foz prepara resposta para situações de quarentena colectiva

Covid-19: Figueira da Foz prepara resposta para situações de quarentena colectiva

O município da Figueira da Foz, está a preparar um plano para poder dar resposta à eventual necessidade de realização de quarentenas colectivas, anunciou hoje a autarquia.

Em comunicado publicado na rede social Facebook, o município explica que a medida “visa contemplar pessoas sem casa ou que não possam permanecer em casa”, face à ameaça do surto de coronavírus.

Ouvido pela agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal, Carlos Monteiro, explicou que o Plano Municipal Quarentena Colectiva – enquadrado no estado de emergência nacional em vigor – poderá abranger situações “em que exista um foco activo, por exemplo, numa aldeia, em que se consegue identificar a cadeia de transmissão” ou no caso de um grupo de pessoas “que venha de fora (do concelho)”.

O plano, que será colocado em prática “em articulação com as autoridades de saúde”, prevê ainda a criação de espaços “específicos para operacionais de Protecção Civil”.

Para operacionalizar a quarentena colectiva, o município da Figueira da Foz “conta utilizar os espaços dos pavilhões desportivos das escolas ou outros que venham a ser considerados adequados”.

Até ao momento, já se mostraram disponíveis para colaborar com as autoridades municipais a Casa do Povo de Maiorca, através da cedência de mais de uma centena de camas e o Ginásio Clube Figueirense, que disponibilizou as suas instalações e viaturas, adianta a nota.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, infectou mais de 250 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 10.400 morreram.

Das pessoas infectadas, mais de 89.000 recuperaram da doença.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje o número de casos confirmados de infecção para 1.020, mais 235 do que na quinta-feira.

O número de mortos no país subiu para seis.

Pub

Leia também

Covid-19: Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro produz viseiras para oferecer aos hospitais

O Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro (CTCV), sediado em Coimbra, anunciou hoje que vai produzir viseiras de protecção facial para...

Covid-19: Montemor-o-Velho prepara dois equipamentos com mais de 100 camas

A Câmara de Montemor-o-Velho está a equipar o centro educativo e o pavilhão municipal com mais de 100 camas no âmbito do...

Covid-19: Região de Coimbra já comprou 40 mil máscaras e meio milhão de luvas

A Comunidade Inter-municipal (CIM) da Região de Coimbra está a realizar encomendas conjuntas para os 19 municípios, tendo já comprado 40 mil...

Covid-19: 300 casos identificados na Região de Coimbra – sete na Figueira da Foz

A Região de Coimbra tem 300 casos identificados, segundo o balanço feito hoje pela Direcção-Geral de Saúde, dos quais sete casos são...

Covid-19 – Sindicato quer testes a trabalhadores de alimentação nos hospitais do Centro

O Sindicato da Indústria Hoteleira do Centro quer que os trabalhadores dos serviços de distribuição de alimentação em hospitais da região, concessionados...