A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) lançou um aviso de concurso que disponibiliza dois milhões de euros de fundos europeus para apoio a pessoas sem-abrigo.
O aviso, que estará em vigor durante três meses (até 30 de Janeiro de 2024) destina-se, segundo a CCDRC, a entidades públicas e entidades privadas sem fins lucrativos “que tenham no seu objecto social, ou prática reconhecida, a intervenção junto de pessoas em risco de exclusão, concretamente em situação de sem-abrigo”.
Aquele organismo regional esclareceu que o concurso lançado no âmbito do programa Centro 2030 quer financiar abordagens locais inovadoras de desenvolvimento social e de promoção de estratégias locais de inclusão activa, que prossigam os objectivos das políticas de integração das pessoas em situação de sem-abrigo e de combate à pobreza, enquadrado no reforço Pilar Europeu dos Direitos Sociais.
“Pretende-se a integração das pessoas em situação de sem abrigo, através de respostas de suporte habitacional (ainda que temporária) e de acções ocupacionais adequadas às características e vulnerabilidades dessas pessoas, que promovam a empregabilidade e a inserção profissional”, acrescentou a CCDRC.
Adiantou que o aviso agora aberto “dá continuidade aos apoios já concedidos no anterior período de programação e pretende abranger um grupo específico, sobre o qual persistem dificuldades de uma resposta capaz de promover a sua reinserção social, as pessoas em situação de sem-abrigo”.