Início Internacional Concurso para eleger “Jovem chef 2022”

Concurso para eleger “Jovem chef 2022”

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra lançou o concurso para eleger, no dia 14 de Maio, um jovem ‘chef’, que representará a região numa competição europeia.

“Nós estamos a lançar a etapa regional, portanto a etapa que vai selecionar a pessoa que irá representar no panorama europeu”, do European Young Chef Award 2022, que este ano tem lugar nos dias 12 e 13 de Novembro, em Trondheim, na Noruega, disse, na conferência de imprensa de apresentação do concurso, o secretário executivo da CIM, Jorge Brito.

Os concorrentes vão ter de confeccionar um prato tradicional (entrada, prato principal ou sobremesa), e um outro, que é a inovação desse mesmo prato. Os cozinheiros devem confeccionar os pratos destacando os produtos endógenos, valorizando o território, as comunidades, a cultura e os produtos.

As inscrições decorrem até dia 6 de Maio, para eleger no dia 14, na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, o “Jovem chef 2022” que representará a região, na Noruega.

Os participantes serão avaliados por um júri com sete membros de várias áreas. O concurso é aberto aos alunos dos cursos da área de cozinha ou pastelaria, com idade compreendida entre os 18 e os 26 anos, ou àqueles que, cumprindo o critério de idade, tenham terminado o percurso de formação em cozinha/pastelaria há menos de um ano e sejam oriundos de um dos 19 concelhos que integram a região de Coimbra.

“Queremos ter um bom recrutamento de candidatos de jovens ‘chefs’, sejam alunos ou não alunos, para se poderem habilitar a este concurso”, adiantou o director da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, José Luís Marques.

A iniciativa está integrada na distinção “Região de Coimbra: Região Europeia de gastronomia 2021-2022” e é organizada pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra.

As inscrições são gratuitas e deverão ser efectuadas através da ficha de inscrição disponível no ‘site’ tastecoimbraregion.pt, onde constam as normas de participação.

O vice-presidente da Comunidade, Raul Almeida considerou que os três princípios que estão subjacentes a este concurso se enquadram “perfeitamente naquilo que é a nossa estratégia” como Região Europeia da Gastronomia.

O concurso European Young Chef Award foi criado pelo Instituto Internacional de Gastronomia, Cultura, Arte e Turismo (IGCAT) e tem como objectivos promover a inovação na gastronomia tradicional, promover os sistemas alimentares locais, regionais e globais sustentáveis.

Este projecto é apoiado pelo Programa Valorizar do Turismo de Portugal.

Integram da CIM Região de Coimbra os municípios de Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares, do distrito de Coimbra, e Mealhada e Mortágua, dos distritos de Aveiro e de Viseu, respectivamente.

Pub

Leia também

Investigadores de Coimbra ‘preparam’ refeições à base de algas da Figueira da Foz

Algas existentes nos penedos da praia da Tamargueira, em Buarcos, estão na base de um projecto que inclui sopas, pratos salgados e sobremesas, coordenado...

Embarcação a duas milhas da Figueira pede auxílio

Dois tripulantes de embarcações salva-vidas auxiliaram hoje, de madrugada, uma embarcação de recreio “que se encontrava sem propulsão, nas imediações da entrada da barra...

“Casa Aberta” no Posto de Vacinação do Quartel

O Centro de Vacinação Covid-19, em funcionamento no Quartel da GNR, já se encontra de volta ao activo sob o regime de "Casa Aberta"....

Figueira da Foz promove “Lojas com História” nas Jornadas Europeias do Património

O município da Figueira da Foz divulga no fim de semana o projecto local “Comércio com História”, no âmbito das Jornadas Europeias do Património...

Orcas atacam veleiro ao largo da Figueira

Um veleiro de onze metros foi ontem atacado, ao largo da Figueira da Foz, por um grupo de orcas que não provocou feridos ou...