Início Economia Parlamento aprova aumento extra das pensões mais baixas

Parlamento aprova aumento extra das pensões mais baixas

O aumento extraordinário das pensões mais baixas, entre seis e 10 euros, que entrará em vigor um mês após o Orçamento do Estado, foi aprovado ontem no parlamento no âmbito da discussão na especialidade do Orçamento do Estado 2020.

O PS tinha proposto inicialmente que a medida entrasse em vigor apenas em Agosto, mas, no domingo, foi anunciado um acordo entre o Governo, o Bloco de Esquerda e o PCP para que o aumento extraordinário das pensões fosse antecipado para o primeiro mês seguinte à entrada em vigor do Orçamento do Estado para 2020 (OE2020).

Os deputados aprovaram por unanimidade o primeiro ponto das propostas do PCP e do Bloco de Esquerda, segundo as quais a actualização extraordinária das pensões tem efeitos “no primeiro dia útil do mês seguinte à entrada em vigor” do Orçamento do Estado.

A votação final global do OE2020 está agendada para esta quinta-feira.

A proposta do PCP incluía ainda um terceiro ponto que estabelecia um aumento extra de 10 euros por pensionista cujo montante global de pensões fosse superior a 1,5 vezes o Indexante dos Apoios Sociais (IAS).

Numa primeira votação, este terceiro ponto da proposta do PCP chegou a ser aprovado com os votos favoráveis do PSD, PCP, BE e PAN e com os votos contra do PS e a abstenção do CDS, Chega e Iniciativa Liberal. Porém, os sociais-democratas recuaram e alteraram o sentido de voto, inviabilizando a norma.

A actualização extraordinária será de 10 euros para os pensionistas cujo montante global de pensões seja igual ou inferior a 1,5 vezes o valor do IAS (658,2 euros) e de seis euros para pensionistas que recebam, pelo menos, uma pensão cujo montante fixado tenha sido actualizado no período entre 2011 e 2015.

Em 2017 e 2018, as pensões tiveram um aumento extraordinário pago a partir de Agosto e, no ano passado, a medida entrou em vigor em Janeiro.

Ao todo serão cerca de 1,5 milhões os pensionistas com aumento extraordinário.

Pub

Leia também

Câmara da Figueira vai ser iluminada de azul em prol de campanha europeia

A fachada da Câmara Municipal da Figueira da Foz vai ser iluminada, amanhã, dia 24 de Outubro, com a cor oficial das...

Uso de máscara vai ser obrigatório a partir de hoje

O parlamento aprovou hoje um projecto-lei do PSD que impõe o uso obrigatório de máscara em espaços públicos durante pelo menos três...

Viagens entre concelhos vão ficar suspensas

A partir da meia noite do dia 30 de Outubro até às 23h59 do dia 3 de Novembro vai ser proibida a...

IPMA: Sismo de magnitude que foi registado não deverá ter réplicas

O sismo de magnitude 3,8 (valor actualizado posteriormente) na escala de Richter que foi sentido hoje ao final da manhã em vários...

63 casos activos de Covid – 19 no Concelho da Figueira

O concelho da Figueira regista hoje, segundo dados apurados junto do delegado de saúde local, 63 casos activos de Covid-19.