Início Nacional Novas fases de desconfinamento com novas medidas

Novas fases de desconfinamento com novas medidas

No Conselho de Ministros de hoje foram decididas as medidas a ter nas duas novas e seguintes fases de desconfinamento, com inícios respectivos a 14 e 28 de Junho. A actual matriz de risco mantém-se, alterando-se apenas o critério de avaliação para diferenciar territórios de baixa e alta densidade populacional.

A partir de 14 de Junho o teletrabalho deixa de ser obrigatório, passando a ser recomendado nas actividades que o permitam.

A restauração irá permanecer com as regras de lotação actuais, alargando horários até à meia-noite para admissão de clientes e encerramento à 1h. O comércio passa a poder funcionar com horário do respectivo licenciamento.

Nos transportes públicos em que só existem lugares sentados a lotação poderá ser completa, sendo que se houver lugares sentados e de pé a lotação será permitida até apenas 2/3.

Espectáculos culturais poderão existir até à meia-noite, com salas de espectáculos respectivas a metade da lotação disponível. No caso de ser no exterior, permanece a obrigatoriedade de lugares marcados e regras de distanciamento definidas pela DGS.

Escalões de formação e modalidades amadoras com lugares marcados e regras de distanciamento definidas pela DGS, sendo que recintos desportivos poderão encher apenas 33% da lotação. Fora de recintos aplicam-se regras a definir pela DGS.

A partir de 28 de Junho até Agosto os escalões profissionais ou equiparados podem funcionar dentro dos recintos com lotação de 33%, fora dos recintos com outras regras a definir pela DGS, como por exemplo obrigatoriedade de testagem. As Lojas de Cidadão passam a poder atender sem marcação prévia e levanta-se a restrição de lotação dos transportes públicos.

Bares, discotecas, festas, romarias populares e casamentos com lotação superior a 50% vão continuar encerrados ou restritos até pelo menos ao final do mês de Agosto.

Pub

Leia também

Movimento de Pedro Santana Lopes ganha a Câmara de Figueira da Foz

O cabeça de lista do movimento independente “Figueira, a Primeira”, Pedro Santana Lopes venceu a Câmara da Figueira da Foz nestas eleições autárquicas. “Ganhar nestas...

PS perde Câmara da Figueira da Foz e admite derrota

O candidato do PS à Câmara da Figueira da Foz e actual presidente, Carlos Monteiro, assumiu esta noite a derrota nas eleições autárquicas para...

O dever de ir votar

O Presidente da República considerou ontem que votar nas eleições autárquicas deste domingo é mais importante do que nunca para o país recomeçar a...

Resultados de concurso de acesso ao ensino superior conhecidos no domingo

Os resultados da primeira fase do concurso de acesso ao ensino superior são divulgados na madrugada de domingo, com quase 64 mil candidatos para...

Utentes elegíveis para vacina gratuita da gripe serão convocados pelo SNS

Os utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) elegíveis para a toma gratuita da vacina contra a gripe vão ser convocados por SMS, telefonema...