Início Nacional Covid-19: Médicos do Centro criam grupo para garantir bem-estar a quem luta...

Covid-19: Médicos do Centro criam grupo para garantir bem-estar a quem luta contra a pandemia

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) anunciou hoje a criação de um grupo de suporte para garantir bem-estar a quem está a lutar contra a pandemia de covid-19.

“No actual contexto de grande exigência e emergência, até pelas complexas actualizações técnico-científicas e organizacionais quase diárias, associado ao desgaste físico e emocional, será importante partilhar experiências sobre o impacto da crise no desempenho técnico e profissional”, salienta o presidente da secção, Carlos Cortes, em comunicado enviado à agência Lusa.

Para os médicos inscritos na SRCOM, todas as semanas, à quarta-feira, será activado o grupo que poderá ter, no máximo, 10 participantes, através de videoconferência numa plataforma digital.

Os interessados devem inscrever-se através do endereço electrónico srcom.gam@gmail.com, realizando-se as sessões entre as 21:30 e 23:00.

Segundo o comunicado, o grupo de suporte é dinamizado pelos psiquiatras João Redondo, coordenador do Gabinete de Apoio ao Médico da SRCOM, e Tiago Santos, membro do mesmo gabinete.

“A partilha e reflexão dos desafios colocados sobre a actual pandemia, o balanço do custo pessoal e familiar da reorganização do trabalho e dos riscos inerentes são objectivos gerais deste grupo”, explica João Redondo, citado também no comunicado.

O médico do Centro de Responsabilidade Integrado (CRI) de Psiquiatria do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) salienta que esta intervenção foi planeada “de forma a ajudar a fazer a gestão emocional das situações de stress, auxiliar no processo de compatibilização de contextos familiares/laborais e informais, bem como para reforçar as competências no relacionamento inter-pessoal em contexto de crise, entre outras”.

Esta iniciativa do Gabinete de Apoio ao Médico da SRCOM conta com o apoio do Centro de Prevenção e Tratamento do Trauma Psicológico do CRI de Psiquiatria CHUC.

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 170 mil mortos e infectou mais de 2,4 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Mais de 558 mil doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 762 pessoas das 21.379 registadas como infectadas, de acordo com a Direcção-Geral da Saúde.

Pub

Leia também

Município promove actividade de serviço educativo por telefone para população sénior

O Município da Figueira da Foz dinamiza, através do serviço Educativo da Cultura - Biblioteca Municipal Pedro Fernandes Tomás, uma nova actividade “Trim Trim...

Centro de Recolha Animal da Figueira da Foz acolheu 625 animais em 2020

O trabalho realizado no ano de 2020 pelo Serviço Veterinário Municipal (SVM) foi elogiado na última reunião de Câmara pelo vereador Miguel Pereira, em...

Figueira da Foz com 243 casos activos

O concelho da Figueira da Foz registou hoje seis novos casos de pessoas infectadas com covid-19, totalizando o número de casos registados desde Março...

Pandemia teve impacto negativo na saúde mental dos jovens portugueses

A pandemia de covid-19 teve “um significativo impacto negativo na saúde mental dos jovens portugueses, especialmente nos níveis de depressão e de ansiedade”, conclui...

Figueira sob aviso amarelo devido à agitação marítima

O distrito de Coimbra está hoje sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima forte, informou hoje o Instituto Português do Mar e...