Início Política Governo investe cerca de 20 milhões de euros no porto da Figueira

Governo investe cerca de 20 milhões de euros no porto da Figueira

Numa visita ao 5.º molhe, freguesia de São Pedro, a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, anunciou um investimento de cerca de 20 milhões de euros na melhoria “da segurança e operacionalidade na entrada do Porto da Figueira da Foz”, uma intervenção que “permitirá a remoção de três milhões de metros cúbicos de dragados da zona a norte do molhe norte do porto”, que irão “alimentar os troços costeiros da zona sul”.

O ministro do Ambiente garantiu que problemas como o do esporão 5 da Cova Gala não se “resolvem despejando pedras no areal”. É necessário “intervir depressa e intervir bem”, utilizando “apenas métodos de engenharia natural”. 

João Pedro Matos Fernandes referiu ainda que o Governo está a estudar a possibilidade de a reposição de areia na zona costeira da Figueira da Foz a sul do rio Mondego ser feita através de um sistema de bombagem permanente. Conhecida como bypass, esta é “uma solução mecânica que nunca foi tentada em Portugal e tem, naturalmente, de ser bem avaliada” antes de se avançar para a sua eventual aplicação, salientou o governante.

Leia também

Esfaqueamento na Figueira da Foz causa um ferido grave

Na madrugada de hoje ocorreu um desacato entre várias pessoas, junto a um estabelecimento nocturno no Bairro Novo, na Figueira da Foz,...

Estabelecimento comercial assaltado na Figueira

Um homem de 40 anos foi detido por furto num estabelecimento comercial na Figueira da Foz, cerca das 22h10 do passado sábado.

Investimento de 2,9 milhões de euros no Hospital da Figueira da Foz

O Ministério da Saúde anunciou este domingo que a remodelação do bloco operatório central do Hospital Distrital da Figueira da Foz, um investimento de...

Carnaval: ontem foi assim e terça repete

Amanhã, terça-feira, o corso do Carnaval de Buarcos/Figueira da Foz volta a sair à rua. Ontem, milhares de pessoas...

Figueira da Foz e Penacova interligam-se com a II Maratona de Teatro

No próximo dia 1 de Março ocorre na Figueira da Foz a II Maratona de Teatro, que liga a cidade a Penacova...