InícioPolíticaGoverno investe cerca de 20 milhões de euros no porto da Figueira

Governo investe cerca de 20 milhões de euros no porto da Figueira

Numa visita ao 5.º molhe, freguesia de São Pedro, a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, anunciou um investimento de cerca de 20 milhões de euros na melhoria “da segurança e operacionalidade na entrada do Porto da Figueira da Foz”, uma intervenção que “permitirá a remoção de três milhões de metros cúbicos de dragados da zona a norte do molhe norte do porto”, que irão “alimentar os troços costeiros da zona sul”.

O ministro do Ambiente garantiu que problemas como o do esporão 5 da Cova Gala não se “resolvem despejando pedras no areal”. É necessário “intervir depressa e intervir bem”, utilizando “apenas métodos de engenharia natural”. 

João Pedro Matos Fernandes referiu ainda que o Governo está a estudar a possibilidade de a reposição de areia na zona costeira da Figueira da Foz a sul do rio Mondego ser feita através de um sistema de bombagem permanente. Conhecida como bypass, esta é “uma solução mecânica que nunca foi tentada em Portugal e tem, naturalmente, de ser bem avaliada” antes de se avançar para a sua eventual aplicação, salientou o governante.

Pub

Leia também