Início Nacional Covid-19: INEM garante reforço de ambulâncias em caso de necessidade

Covid-19: INEM garante reforço de ambulâncias em caso de necessidade

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) indicou hoje que estão actualmente disponíveis sete ambulâncias dedicadas ao transporte de casos suspeitos de infecção com o novo coronavírus, garantindo que este número pode ser reforçado em caso de necessidade.

Numa resposta enviada à agência Lusa, o INEM refere que tem, neste momento, quatro ambulâncias exclusivamente dedicadas ao transporte de casos suspeitos de infecção com o novo coronavírus, que causa a doença Covid-19, com outras três ambulâncias da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) também disponíveis para esse serviço específico, prevendo-se que uma outra da CVP entre em actividade na sexta-feira.

“De acordo com o estabelecido com a DGS (Direção Geral da Saúde), e nesta fase da resposta à COVID-19, o INEM realiza o transporte dos casos suspeitos, validados pela DGS, mediante as solicitações recebidas através da Linha de Apoio Médico. Este transporte é realizado pelas ambulâncias de transporte especializado que o INEM e a CVP prepararam já para o efeito”, explica o INEM, adiantando que está “sempre em estreita articulação com a DGS” para avaliar a necessidade de reforçar os meios disponíveis para a eventualidade de serem necessários.

“Este reforço, se e quando necessário, poderá passar pelo empenho de mais ambulâncias do INEM e da CVP, mas também de alguns corpos de bombeiros”, frisa.

Nesse sentido, indica que tem estabelecido “os necessários contactos” com a direcção nacional da CVP e a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) para eventual afectação de mais ambulâncias ao transporte de casos suspeitos validados.

Em Portugal, há nove pessoas infectadas: seis no Porto, duas em Lisboa e uma em Coimbra.

O novo coronavírus, que surgiu em Wuhan, na China, no final do ano passado, pode causar infecções respiratórias como a pneumonia e já matou cerca de 3.300 pessoas e infectou mais de 95.000 em 79 países.

Pub

Leia também

Pais contra as mudanças de sala dos alunos

Os pais e encarregados de educação da turma 1, do 6.º ano de escolaridade da Escola Dr. João de Barros da Figueira...

Mais de 300 médicos de família ainda não foram colocados

Mais de um mês após o lançamento do concurso para colocação dos 365 médicos de família, os especialistas continuam sem trabalhar numa...

Protecção Civil emite recomendações para próximos dias de mau tempo

A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) emitiu hoje recomendações para as próximas 48 horas devido às previsões de chuva...

Chuva regressa na quinta-feira

A chuva deverá regressar na quinta-feira a Portugal, prevendo-se uma descida gradual de temperatura e aguaceiros, que poderão ser acompanhados de trovoada,...

Castelo Eng. Silva vai abrir as portas com novo Posto de Turismo no final deste mês

O Castelo Eng. Silva, na Esplanada Silva Guimarães, está a ser convertido num novo posto de Turismo com valências culturais. A inauguração...