Início Nacional Covid-19: Governo investe mais de 13,6 ME em dois milhões de vacinas...

Covid-19: Governo investe mais de 13,6 ME em dois milhões de vacinas contra gripe

O Governo vai investir mais de 13,6 milhões de euros na compra de dois milhões de vacinas contra a gripe para a próxima época gripal, que será crítica porque decorrerá em simultâneo com a covid-19, foi hoje divulgado.

Na conferência de imprensa de hoje para actualização de informação sobre a pandemia de covid-19, o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, anunciou que o Conselho de Ministros autorizou na quinta-feira “a despesa para aquisição de vacinas para a próxima época gripal” e “Portugal pretende adquirir dois milhões de doses de vacinas”.

Trata-se de um aumento de 34% e de mais 500 mil doses em relação à última época gripal, disse o governante, referindo que “o Governo pretende fazer este esforço significativo, muito além da previsão inicial que era de um aumento de 5,4% das doses, num investimento global de 13,6 milhões de euros, valor sem IVA”.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, a próxima época gripal será “crítica do ponto de vista potencial de carga doença resultante de duas epidemias de doenças respiratórias em simultâneo”, a gripe e a covid-19, e “prevê-se, e é bom que assim seja, uma maior procura de vacinas conjura a gripe sazonal por parte dos grupos de risco e da população em geral”.

António Lacerda Sales disse que “chegaram esta semana a Portugal 44 ventiladores provenientes da China, 20 dos quais de uma doação para o Centro Hospitalar do Algarve e os restantes de aquisição central e que chegarão em breve a diferentes unidades do Serviço Nacional de Saúde” (SNS).

“Durante as próximas semanas, continuarão a chegar aviões com ventiladores cruciais para robustecer o nosso SNS e para a preparação de uma eventual segunda vaga de epidemia”, adiantou.

“Preparamo-nos para o pior e esperamos o melhor. Continua a ser este o nosso caminho”, rematou.

Portugal regista 1.289 mortos associados à covid-19 em 30.200 casos confirmados de infecção, segundo o último boletim diário da Direcção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia hoje divulgado.

Pub

Leia também

Praias: Balanço nestes primeiros dias

Os concessionários de praia, nomeadamente os da Figueira da Foz, tiveram um primeiro mês de época balnear positivo “em termos de segurança”,...

Porto da Figueira entra numa economia de base circular

O Porto da Figueira da Foz assumiu o compromisso de desenvolver acções que visam a promoção de práticas circulares ao assinar o...

Linha Oeste volta à estação da Figueira da Foz

Passados nove anos desde a última vez em que um comboio veio directamente da linha Oeste para a Figueira da Foz, a...

Figueira e resto do país com temperaturas elevadas até ao final da próxima semana

As temperaturas elevadas no país deverão continuar até à próxima sexta-feira, com os termómetros a atingirem os 35ºC no litoral e 40ºC...

Alunos podem candidatar-se a mestrados e doutoramentos sem terminar ciclo de estudos

Os alunos podem candidatar-se a ciclos de mestrado ou doutoramento sem terem concluído o ciclo de estudos anterior, segundo um diploma hoje aprovado...