Início Nacional Coronavírus: INEM designa duas equipas de transporte para Faro e Coimbra

Coronavírus: INEM designa duas equipas de transporte para Faro e Coimbra

Coimbra e Faro passaram a ter equipas do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) para transportar para os hospitais de referência as pessoas suspeitas de estarem infectadas com o novo coronavírus (2019-nCoV), anunciou hoje a entidade de acordo com a agência Lusa.

O reforço do transporte com mais duas equipas, uma em Faro e outra em Coimbra, vigora desde quarta-feira e foi anunciado hoje pelo presidente do INEM, Luís Meira, numa conferência de imprensa, em Lisboa, onde foi feito um novo balanço sobre a infecção pelo ‘2010-nCov’, detectado na China em Dezembro.

Antes, o transporte para os hospitais de referência das pessoas suspeitas de estarem infectadas com o novo coronavírus era apenas assegurado por duas equipas em Lisboa e no Porto.

De acordo com as orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS), os casos suspeitos, que são validados por três médicos, são encaminhados pelo INEM para três hospitais de referência: Hospital Curry Cabral e Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, e Hospital S. João, no Porto.

Os quatro casos suspeitos que foram validados até à data em Portugal deram resultados negativos para a presença do novo coronavírus, que pode provocar pneumonias virais.

Luís Meira, que falava na sede da DGS, acompanhado pela directora-geral da Saúde, Graça Freitas, disse que o “reforço de medidas está a ser preparado e planeado” em consonância com a evolução do surto, negando a falta de material de protecção para as equipas que asseguram o transporte para os hospitais de referência.

A China elevou hoje para 563 mortos e mais de 28 mil infectados o balanço do surto do coronavírus ‘2019-nCoV’, identificado em Dezembro na cidade de Wuhan, colocada sob quarentena.

Além do território continental da China e das regiões de Macau e Hong Kong, há casos de infecção confirmados em mais de 20 países.

A Organização Mundial de Saúde declarou há uma semana o surto do novo coronavírus uma emergência de saúde pública internacional devido ao risco elevado de propagação do ‘2019-nCoV’ à escala global.

A emergência internacional supõe a adopção de medidas de prevenção e coordenação em termos mundiais.

Leia também

Esfaqueamento na Figueira da Foz causa um ferido grave

Na madrugada de hoje ocorreu um desacato entre várias pessoas, junto a um estabelecimento nocturno no Bairro Novo, na Figueira da Foz,...

Estabelecimento comercial assaltado na Figueira

Um homem de 40 anos foi detido por furto num estabelecimento comercial na Figueira da Foz, cerca das 22h10 do passado sábado.

Investimento de 2,9 milhões de euros no Hospital da Figueira da Foz

O Ministério da Saúde anunciou este domingo que a remodelação do bloco operatório central do Hospital Distrital da Figueira da Foz, um investimento de...

Carnaval: ontem foi assim e terça repete

Amanhã, terça-feira, o corso do Carnaval de Buarcos/Figueira da Foz volta a sair à rua. Ontem, milhares de pessoas...

Figueira da Foz e Penacova interligam-se com a II Maratona de Teatro

No próximo dia 1 de Março ocorre na Figueira da Foz a II Maratona de Teatro, que liga a cidade a Penacova...