Início Educação Alunos podem candidatar-se a mestrados e doutoramentos sem terminar ciclo de estudos

Alunos podem candidatar-se a mestrados e doutoramentos sem terminar ciclo de estudos

Os alunos podem candidatar-se a ciclos de mestrado ou doutoramento sem terem concluído o ciclo de estudos anterior, segundo um diploma hoje aprovado no parlamento que vigorará durante a pandemia de covid-19.

O parlamento aprovou hoje um projecto de lei do PCP, com os votos favoráveis de todas as bancadas à excepção do PSD e CDS, que prevê um conjunto de medidas excepcionais e temporárias que tentam proteger os direitos dos trabalhadores e estudantes do ensino superior.

No que toca aos alunos, o diploma permite que as candidaturas em ciclo de estudo para obtenção de mestrado ou doutoramento possam, “excepcionalmente, ser realizadas sem a conclusão do ciclo de estudos anteriores e durante o período de tempo necessário para a conclusão do mesmo”.

No entanto, a admissão no ciclo de estudos é condicional, passando apenas a ser definitiva no momento em que os alunos terminem o ciclo de estudos anterior.

A presente lei só irá vigorar enquanto se mantiverem em vigor as medidas excepcionais e temporárias de resposta à epidemia provocada pelo vírus sars-cov2.

Também o prazo de entrega de teses é prorrogado por um semestre lectivo, ficando os alunos isentos do pagamento de propinas, taxas ou emolumentos.

O diploma prevê ainda que todos os trabalhadores e estudantes têm direito ao gozo de férias independentemente de eventuais alterações ao calendário lectivo ou ao fim dos prazos dos projectos.

Pub

Leia também

Busca domiciliária na zona de Brenha

Ontem, entre as 7h00 e as 8h05 da manhã, foi realizada uma busca domiciliária, fruto de um processo a decorrer na Esquadra...

Detido por furto em estabelecimento comercial

Um homem de 35 anos foi detido na Figueira da Foz por furto a um estabelecimento comercial na Av. Brasil. Depois de...

Mulher tenta incendiar homem dentro de um carro na Figueira

Durante a madrugada de hoje uma mulher tentou matar um homem de 48 anos, ao tentar atear-lhe fogo com um isqueiro depois...

Figueira da Foz investe 100 mil euros em novo cais flutuante no rio Mondego

O município da Figueira da Foz tem em curso uma obra de implementação de um novo cais flutuante no rio Mondego, um...

Juventude lembra a Stevie Wonder

O município da Figueira vai assinalar o Dia Internacional da Juventude, que se celebra a 12 de Agosto, com um tributo ao...