Início Local Região de Coimbra cria "Prémio João Ataíde"

Região de Coimbra cria “Prémio João Ataíde”

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra vai homenagear o antigo secretário de Estado, presidente da Câmara e deputado João Ataíde, já falecido, com a instituição de um prémio no valor de cinco mil euros destinado ao empreendedorismo.

“Este prémio, que se vai chamar João Ataíde e que será lançado em Junho, no valor de cinco mil euros, foi votado no Conselho Intermunicipal por unanimidade”, disse em conferência de imprensa o presidente da CIM (Comunidade Intermunicipal) da Região de Coimbra, José Carlos Alexandrino.

O “Prémio João Ataíde” é anual e é destinado a jovens entre os 18 e os 35 anos.

O prémio vai galardoar jovens que se destaquem numa determinada área e que propõem a sua candidatura de acordo com o regulamento.

O tema deste ano será destinado ao empreendedorismo.

Esta foi uma “forma de distinguir (João Ataíde) e prestar público apreço pela sua acção e pelo valor das suas realizações na dimensão humana e profissional”, lê-se num comunicado da CIM.

“O João Ataíde conseguiu unir os 19 municípios para terem uma visão integrada do território e que conseguiu transmitir que se algo de bom acontecesse noutro município também era bom para os outros municípios da comunidade intermunicipal”, sublinhou José Carlos Alexandrino.

O vice-presidente da CIM-RC e também presidente da Câmara Municipal da Figueira, Carlos Monteiro, que sucedeu ao homenageado no cargo, revelou aos jornalistas que como presidente vai “perpetuar” o nome de João Ataíde, no dia da cidade da Figueira da Foz.

“A praça do Forte, a partir de 24 de Junho, vai ser a praça Dr. João Ataíde, porque foi a obra mais difícil, num período extremamente crítico e ele teve a capacidade de falar com todos e torná-la possível”, adiantou.

O presidente da Câmara da Pampilhosa da Serra, José Brito, também presente na conferência de imprensa, referiu o papel importante de João Ataíde na união dos municípios.

“Lembro-me que o início desta comunidade não foi fácil, pois juntou regiões muitos diferentes, sabendo que cada autarca luta pelo melhor do seu concelho e ele conseguiu unir a comunidade”, sublinhou.

João Ataíde nasceu em 3 de Maio de 1958 na Figueira da Foz e morreu aos 61 anos, em 21 de Fevereiro de 2020.

Foi presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz e, 2013, foi reeleito presidente do mesmo município, exercendo igualmente o cargo de Presidente do Conselho Intermunicipal da CIM Região de Coimbra.

Em 2019, tomou posse como Secretário de Estado do Ambiente do XXI Governo Constitucional. Nesta legislatura, assumiu a função de deputado na Assembleia da República.

A CIM da Região de Coimbra é constituída pelos 17 municípios que integram o distrito de Coimbra – Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares – e pelos municípios da Mealhada e de Mortágua, nos distritos de Aveiro e de Viseu, respetivamente.

Pub

Leia também

Movimento de Pedro Santana Lopes ganha a Câmara de Figueira da Foz

O cabeça de lista do movimento independente “Figueira, a Primeira”, Pedro Santana Lopes venceu a Câmara da Figueira da Foz nestas eleições autárquicas. “Ganhar nestas...

PS perde Câmara da Figueira da Foz e admite derrota

O candidato do PS à Câmara da Figueira da Foz e actual presidente, Carlos Monteiro, assumiu esta noite a derrota nas eleições autárquicas para...

O dever de ir votar

O Presidente da República considerou ontem que votar nas eleições autárquicas deste domingo é mais importante do que nunca para o país recomeçar a...

Resultados de concurso de acesso ao ensino superior conhecidos no domingo

Os resultados da primeira fase do concurso de acesso ao ensino superior são divulgados na madrugada de domingo, com quase 64 mil candidatos para...

Utentes elegíveis para vacina gratuita da gripe serão convocados pelo SNS

Os utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) elegíveis para a toma gratuita da vacina contra a gripe vão ser convocados por SMS, telefonema...