A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra vai homenagear o antigo secretário de Estado, presidente da Câmara e deputado João Ataíde, já falecido, com a instituição de um prémio no valor de cinco mil euros destinado ao empreendedorismo.
“Este prémio, que se vai chamar João Ataíde e que será lançado em Junho, no valor de cinco mil euros, foi votado no Conselho Intermunicipal por unanimidade”, disse em conferência de imprensa o presidente da CIM (Comunidade Intermunicipal) da Região de Coimbra, José Carlos Alexandrino.
O “Prémio João Ataíde” é anual e é destinado a jovens entre os 18 e os 35 anos.
O prémio vai galardoar jovens que se destaquem numa determinada área e que propõem a sua candidatura de acordo com o regulamento.
O tema deste ano será destinado ao empreendedorismo.
Esta foi uma “forma de distinguir (João Ataíde) e prestar público apreço pela sua acção e pelo valor das suas realizações na dimensão humana e profissional”, lê-se num comunicado da CIM.
“O João Ataíde conseguiu unir os 19 municípios para terem uma visão integrada do território e que conseguiu transmitir que se algo de bom acontecesse noutro município também era bom para os outros municípios da comunidade intermunicipal”, sublinhou José Carlos Alexandrino.
O vice-presidente da CIM-RC e também presidente da Câmara Municipal da Figueira, Carlos Monteiro, que sucedeu ao homenageado no cargo, revelou aos jornalistas que como presidente vai “perpetuar” o nome de João Ataíde, no dia da cidade da Figueira da Foz.
“A praça do Forte, a partir de 24 de Junho, vai ser a praça Dr. João Ataíde, porque foi a obra mais difícil, num período extremamente crítico e ele teve a capacidade de falar com todos e torná-la possível”, adiantou.
O presidente da Câmara da Pampilhosa da Serra, José Brito, também presente na conferência de imprensa, referiu o papel importante de João Ataíde na união dos municípios.
“Lembro-me que o início desta comunidade não foi fácil, pois juntou regiões muitos diferentes, sabendo que cada autarca luta pelo melhor do seu concelho e ele conseguiu unir a comunidade”, sublinhou.
João Ataíde nasceu em 3 de Maio de 1958 na Figueira da Foz e morreu aos 61 anos, em 21 de Fevereiro de 2020.
Foi presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz e, 2013, foi reeleito presidente do mesmo município, exercendo igualmente o cargo de Presidente do Conselho Intermunicipal da CIM Região de Coimbra.
Em 2019, tomou posse como Secretário de Estado do Ambiente do XXI Governo Constitucional. Nesta legislatura, assumiu a função de deputado na Assembleia da República.
A CIM da Região de Coimbra é constituída pelos 17 municípios que integram o distrito de Coimbra – Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares – e pelos municípios da Mealhada e de Mortágua, nos distritos de Aveiro e de Viseu, respetivamente.