InícioCiênciaRaia e polvo ligam inovação à tradição

Raia e polvo ligam inovação à tradição

A criação de novos produtos alimentares, utilizando técnicas ancestrais de secagem e defumação de raia e polvo, aliadas à inovação e investigação científica, é o objectivo de um projecto da Universidade de Coimbra (UC).

O projecto “É Seco ou Fumado?” inclui a colaboração com a empresa Fumeiro do Mar, localizada na incubadora de empresas da Figueira da Foz (onde também está instalado o laboratório Marefoz).

Tiago Verdelhos, investigador do laboratório Marefoz , disse que “estamos a fazer estudos sobre a pesca local focados na raia e no polvo, produtos bastante importantes e emblemáticos daquela região. Vamos tentar inovar a partir da recuperação de técnicas ancestrais que caíram um bocadinho em desuso, como a secagem e a defumação”, indicou.

O projecto, que integra o programa de economia azul UCMar e é financiado por fundos europeus do Mar2020, através da A2S – Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia – localizada em Mafra, pretende desenvolver produtos de valor acrescentado a partir de espécies fundamentais do pescado tradicional da região saloia (raia, polvo e ovas de polvo), através da transformação, por secagem e defumação, promovendo a sua valorização enquanto produto alimentar diferenciado, lê-se na explicação da iniciativa.

Pub

Leia também