Início Local Protocolo aprovado que permite obra de estrada panorâmica no Cabo Mondego

Protocolo aprovado que permite obra de estrada panorâmica no Cabo Mondego

A autarquia da Figueira da Foz aprovou hoje uma minuta de protocolo a assinar com uma empresa privada, que vai permitir criar uma nova estrada panorâmica, no Cabo Mondego, entre Buarcos e a freguesia de Quiaios.

A “autorização de entrada, intervenção e requalificação/arranjo da designada Estrada Enforca-Cães”, hoje aprovada em reunião do executivo, permitirá requalificar o actual caminho de pedra e terra batida, com cerca de dois quilómetros e situado em parte em propriedade privada – que serviu, até há alguns anos atrás, as pedreiras da cimenteira ali existente, mas cuja circulação foi sempre facultada a viaturas particulares.

A criação da estrada panorâmica é uma ambição de décadas, em especial dos residentes na localidade de Murtinheira, freguesia de Quiaios, que passam a ter um acesso muito mais célere e com condições de conforto e segurança à vila piscatória de Buarcos e daí à cidade da Figueira da Foz.

Já depois do encerramento da cimenteira e após o acidente nas pedreiras de Borba, o “Enforca-Cães” foi fechado ao trânsito por motivos de segurança, devido à queda de pedras das arribas que atravessa, entre o farol do Cabo Mondego e o mar, e assim se mantém.

“O protocolo tem como objectivo fazer a obra e abrir a estrada ao público”, disse hoje à agência Lusa Carlos Monteiro, presidente desta autarquia.

O protocolo a assinar com uma empresa da holding brasileira Camargo Correia, que detém os terrenos, inclui, no entanto, uma cláusula de “salvaguarda”, a da intervenção não implicar “custos desproporcionados”, conclusão que está ainda pendente de um estudo do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), que só deverá estar concluído em finais de Abril, adiantou o autarca.

Caso o relatório do LNEC demonstre que a requalificação da estrada é exequível, as medidas de segurança a tomar deverão incidir, nomeadamente, na prevenção de deslizamento de pedras das arribas e na colocação de guardas de protecção na estrada, em particular no lado poente, nas ravinas sobre o mar, actualmente inexistentes.

Segundo Carlos Monteiro a estrada terá o mesmo traçado do caminho actual, entre a serra da Boa Viagem (no acesso ao Farol do Cabo Mondego) e a curva da chamada Casa dos Cogumelos, à entrada da povoação da Murtinheira, a norte.

Já a chamada estrada da fábrica – que atravessa, quase no sopé da encosta, o antigo complexo fabril e dá acesso a praias e locais de pesca, mas que permanece encerrada – foi alvo de uma disputa judicial sobre a sua localização, ou não, em domínio público marítimo (a exemplo de parte do traçado do Enforca-Cães) e o tribunal veio a dar razão à autarquia, acolhendo essa pretensão.

O plano da Câmara Municipal é que essa via seja aberta a peões e à circulação de bicicletas, mas, para isso acontecer, ainda terão de ser avaliadas as condições de segurança, nomeadamente dos muros sobre o mar que estão degradados e também feita a protecção dos edifícios fabris que ali se mantêm, a exemplo de outras infraestruturas e espaços naturais. Essa avaliação, de acordo com Carlos Monteiro, será feita em conjunto pela autarquia, Agência Portuguesa do Ambiente e o proprietário da fábrica.

Pub

Leia também

Oito novos casos nas últimas 24h

O concelho da Figueira da Foz registou seis casos de pessoas infectadas com covid-19 nas últimas 24h, permanecendo um total de 76 casos activos,...

Dois filmes realizados em pós-graduação na Figueira seleccionados para 25º Festival de Avanca

Dois filmes produzidos no âmbito do curso de Pós-graduação em Cinema e Audiovisuais da ESAP - Escola Superior Artística do Porto, acabam de ser seleccionados...

Seis casos nas últimas 24h – concelho com 78 casos activos

O concelho da Figueira da Foz registou seis casos de pessoas infectadas com covid-19 nas últimas 24h, permanecendo um total de 78 casos activos,...

Acidente com veículo dos Bombeiros Voluntários

A caminho de um incêndio rural no sul do concelho, uma viatura dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz teve um acidente. Segundo apurámos,...

Figueira da Foz promove registo itinerante de terrenos nas freguesias

O município da Figueira da Foz vai promover, ao longo de Agosto, a identificação e registo de terrenos nas freguesias do concelho, através de...