Início Local Praias na Figueira da Foz vistoriadas após avistamento de tubarões

Praias na Figueira da Foz vistoriadas após avistamento de tubarões

Várias praias na linha de costa da Figueira da Foz foram hoje vistoriadas pela Autoridade Marítima, devido ao avistamento de três tubarões, no domingo, que levou à proibição de banhistas no mar.

De acordo com o comandante do Porto da Figueira da Foz, João Lourenço, durante a manhã de hoje foi realizada uma acção de vigilância, em viaturas todo-o-terreno do programa “Sea Watch” do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), sem que tenham sido avistados ou localizados tubarões.

“Hoje não foi detectado nada”, disse à agência Lusa João Lourenço, acrescentando que, no domingo, a bandeira vermelha – que proíbe os banhos de mar – foi içada “por uma questão de precaução” e que as praias visadas na medida “nunca estiveram interditas”.

A Autoridade Marítima desconhece qual a espécie de tubarões avistada no domingo – de acordo com vários órgãos de comunicação social, o alerta foi dado cerca das 17h30 por escolas de surf, na zona da praia da Casa (localizada na Cova-Gala, a sul das praias do Cabedelo e Hospital) – mas João Lourenço admite que se possa tratar do tubarão-azul “que é inofensivo”.

O avistamento de espécies de tubarões na costa portuguesa, não sendo habitual, pode, no entanto, ocorrer: “Não é recorrente, mas também não é inédito”, enfatizou João Lourenço.

Apesar da acção de vigilância de hoje e dado o final da época balnear, as praias deixaram de ter nadadores-salvadores, pelo que não há qualquer bandeira içada nas praias em causa, adiantou.

No total, no domingo, a proibição de banhos de mar através da bandeira vermelha içada estendeu-se a quase dois quilómetros de costa, em linha recta, e abrangeu cinco praias, obrigando, igualmente, à saída de surfistas da água, indicou fonte de uma escola de surf local.

A mesma fonte lembrou que, há uns anos, uma prova de bodyboard realizada na praia de Quiaios teve de ser suspensa devido à presença de um tubarão-frade, uma espécie habitualmente de grande porte mas inofensiva para os seres humanos.

Pub

Leia também

Figueira: a mais procurada

O Jornal da Madeira escreveu a notícia que “a Jetcost.pt analisa regularmente as pesquisas realizadas no seu site, para que assim sejam obtidos dados mais...

Detido suspeito de provocar cinco incêndios na Figueira da Foz

A Policia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção de um homem suspeito de atear cinco incêndios florestais no concelho da Figueira da Foz. O detido...

Peça de teatro “Chovem Amores na Rua do Matador”

O Centro de Artes e Espectáculos (CAE) apresenta, no dia 23, pelas 22 horas, no Auditório Municipal, a peça de teatro "Chovem Amores na...

Homem colhido mortalmente por ambulância junto ao Hospital

Um homem morreu hoje na Figueira da Foz após ter sido atropelado na última madrugada quando estava caído junto ao hospital da cidade, confirmaram...

Naval Remo participou no Campeonato Regional de Velocidade

No fim-de-semana passado, teve lugar, na pista de remo de Montemor-o-Velho, o Campeonato Regional de Velocidade de Remo, em que participaram seis clubes com...