Início Economia Porto de Aveiro aumenta movimento de cargas e melhora monitorização do tráfego

Porto de Aveiro aumenta movimento de cargas e melhora monitorização do tráfego

O Porto de Aveiro movimentou mais 15,4% de mercadorias no mês de Julho, face ao período homólogo, com um total de 541.285 toneladas, revelou hoje a administração portuária.

Segundo os dados divulgados pela Administração do Porto de Aveiro na sua página oficial ‘online’, verificou-se um aumento de 29,3% na carga geral racionada.

Esse aumento significativo foi “impulsionado pelo contributo das pastas químicas de madeira e pelos produtos metalúrgicos”.

De referir ainda que naquele período escalaram o Porto de Aveiro 110 navios (mais 19,6%), verificando-se o aumento da sua dimensão, com um crescimento de 15,4% na arqueação bruta.

A administração portuária, que é comum aos portos de Aveiro e Figueira da Foz, revelou também que assinou recentemente um protocolo com a Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos para a modernização tecnológica do sistema de monitorização do tráfego marítimo (VTS).

“Este protocolo visa dotar os VTS dos Portos de Aveiro e Figueira da Foz de equipamentos tecnologicamente mais modernos e a integração dos subsistemas de Aveiro e Figueira da Foz para uma comunicação mais eficaz com o sistema VTS Nacional”, esclarece.

A medida visa “promover o tráfego seguro e eficiente, contribuir para a melhoria das condições de segurança de navegação, o melhor controlo e planeamento de navios na área portuária, bem como permitir o sistema de navegação assistida”.

O serviço de tráfego de navios (VTS, Vessel Traffic Service) é um sistema de monitorização do tráfego marítimo, semelhante ao controlo de tráfego aéreo.

Pub

Leia também

GNR detém homem detido por furto em armazém industrial

O Comando Territorial de Coimbra da GNR, através do Posto Territorial da Praia de Quiaios, deteve, no domingo, em flagrante, um homem de 25...

Plano Nacional de Cinema no AEZUFF

O Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz (AEZUFF) e o Centro de Artes e Espectáculos dinamizaram a iniciativa “Escola vai...

Bombeiros Voluntários homenagearam o seu presidente

O corpo dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz decidiu homenagear o seu presidente, Lídio Lopes, assinalando o marco dos 25 anos da sua...

Fundo dinamarquês prevê investir oito mil ME em energia eólica no mar da Figueira da Foz

Um fundo de investimento dinamarquês pretende investir oito mil milhões de euros num projecto de energias eólicas no mar ao largo da Figueira da...

Ginásio conquistou 17 títulos na época passada

Na época de 2021-2022, o Ginásio conquistou 14 títulos de Campeão de Portugal - nas modalidades de Remo (13) e Tiro (1) - e...