Início Economia Porto de Aveiro aumenta movimento de cargas e melhora monitorização do tráfego

Porto de Aveiro aumenta movimento de cargas e melhora monitorização do tráfego

O Porto de Aveiro movimentou mais 15,4% de mercadorias no mês de Julho, face ao período homólogo, com um total de 541.285 toneladas, revelou hoje a administração portuária.

Segundo os dados divulgados pela Administração do Porto de Aveiro na sua página oficial ‘online’, verificou-se um aumento de 29,3% na carga geral racionada.

Esse aumento significativo foi “impulsionado pelo contributo das pastas químicas de madeira e pelos produtos metalúrgicos”.

De referir ainda que naquele período escalaram o Porto de Aveiro 110 navios (mais 19,6%), verificando-se o aumento da sua dimensão, com um crescimento de 15,4% na arqueação bruta.

A administração portuária, que é comum aos portos de Aveiro e Figueira da Foz, revelou também que assinou recentemente um protocolo com a Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos para a modernização tecnológica do sistema de monitorização do tráfego marítimo (VTS).

“Este protocolo visa dotar os VTS dos Portos de Aveiro e Figueira da Foz de equipamentos tecnologicamente mais modernos e a integração dos subsistemas de Aveiro e Figueira da Foz para uma comunicação mais eficaz com o sistema VTS Nacional”, esclarece.

A medida visa “promover o tráfego seguro e eficiente, contribuir para a melhoria das condições de segurança de navegação, o melhor controlo e planeamento de navios na área portuária, bem como permitir o sistema de navegação assistida”.

O serviço de tráfego de navios (VTS, Vessel Traffic Service) é um sistema de monitorização do tráfego marítimo, semelhante ao controlo de tráfego aéreo.

Pub

Leia também

Jornadas sobre a gaguez na Figueira

No dia 22 de Outubro realizam-se na Figueira da Foz as Jornadas 2.0, um evento de debate e reflexão organizado pela Associação Portuguesa de...

Isaías Cardoso faria hoje 100 anos

José Isaías Cardoso nasceu na freguesia de Alhadas a 30 de Setembro de 1922. Faria hoje 100 anos! Formou-se em arquitectura pela Escola Superior de Belas Artes do Porto, em...

TESTA Group adquire Sorefoz

O Grupo Testa, de Mortágua, comprou 80 por cento das acções da Sorefoz. “Acreditamos que a Sorefoz vai continuar a inovar e a crescer...

Santana Lopes perspectiva ano económico “muito difícil” em 2023

O presidente da Câmara da Figueira da Foz, Pedro Santana Lopes, perspectivou hoje um ano económico “muito difícil” para 2023 devido ao constante aumento...

Combate à erosão costeira na Figueira da Foz deverá ser iniciado em Outubro

A transposição de 100 mil metros cúbicos de areia na área costeira da Figueira da Foz para reforço do cordão dunar, prevista inicialmente para...