Início Cultura Museu Municipal com exposição permanente do pintor João Reis

Museu Municipal com exposição permanente do pintor João Reis

O Museu Municipal Santos Rocha inaugura, no dia 4 de Setembro, a exposição permanente “João Reis 1889-1982 – A Intuição da Pintura”, cujo acervo estava no edifício da Quinta das Olaias.

A exposição do artista naturalista resulta de uma colaboração protocolar entre a Câmara Municipal da Figueira da Foz e a família de João Reis, depositária do seu espólio que está à guarda da autarquia figueirense.

Em comunicado, o município da Figueira da Foz destacou que a exposição é constituída por cerca de 80 obras (sete pertencentes à colecção de pintura do Museu Municipal) e se encontra organizada em núcleos específicos, “reveladores das fases e diversidade artística do artista”.

“’João Reis 1889-1982 – A Intuição da Pintura’ constitui um testemunho realista da história da Figueira da Foz, que o artista plástico tanto apreciava, e um valioso contributo para o entendimento das vivências da região”.

A sua originalidade “liga-se a um tratamento moderno das suas temáticas naturalistas, de carácter etnográfico”.

O município da Figueira da Foz salientou o “fascínio e habilidade técnica de João Reis pela observação do mar e das figuras populares anónimas”.

Maria de Aires Silveira, curadora da exposição, considerou que “João Reis é o pintor da Figueira da Foz e dos intervenientes na faina marítima” e que “nenhum outro artista terá captado, em tantas pinturas, os dramas dos pescadores desta zona, retratados individualmente e em grupos, na labuta diária e em momentos de lazer, como a excepcional obra ‘O cantador de Buarcos’, menção honrosa no Salon de Artistas Franceses, em 1935”.

A exposição, com entrada gratuita, pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 9h30 às 18 horas, e aos fins de semana das 14 às 19 horas.

A partir de 16 de Setembro, o Museu Municipal Santos Rocha retoma o horário de inverno, pelo que as visitam passam a realizar-se de terça a sexta-feira, das 9h30 às 17 horas, e aos sábados das 14 às 19 horas.

Pub

Leia também

Jornadas sobre a gaguez na Figueira

No dia 22 de Outubro realizam-se na Figueira da Foz as Jornadas 2.0, um evento de debate e reflexão organizado pela Associação Portuguesa de...

Isaías Cardoso faria hoje 100 anos

José Isaías Cardoso nasceu na freguesia de Alhadas a 30 de Setembro de 1922. Faria hoje 100 anos! Formou-se em arquitectura pela Escola Superior de Belas Artes do Porto, em...

TESTA Group adquire Sorefoz

O Grupo Testa, de Mortágua, comprou 80 por cento das acções da Sorefoz. “Acreditamos que a Sorefoz vai continuar a inovar e a crescer...

Santana Lopes perspectiva ano económico “muito difícil” em 2023

O presidente da Câmara da Figueira da Foz, Pedro Santana Lopes, perspectivou hoje um ano económico “muito difícil” para 2023 devido ao constante aumento...

Combate à erosão costeira na Figueira da Foz deverá ser iniciado em Outubro

A transposição de 100 mil metros cúbicos de areia na área costeira da Figueira da Foz para reforço do cordão dunar, prevista inicialmente para...