Início Economia Lucro da Navigator cai 23% até Março para 23,5 milhões de euros

Lucro da Navigator cai 23% até Março para 23,5 milhões de euros

A Navigator totalizou 23,5 milhões de euros de lucro no primeiro trimestre, menos 23% do que no mesmo período do ano anterior, segundo comunicado ao mercado.

“Os resultados líquidos do primeiro trimestre de 2021 foram de 23,5 milhões de euros e comparam com os 30,6 milhões de euros obtidos no trimestre homólogo (-23%)”, lê-se no comunicado remetido à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

No documento, a papeleira ressalvou ser “difícil” comparar os resultados apurados até Março com o período homólogo, tendo em conta as novas vagas de contágio por covid-19 e os impactos das medidas de confinamento.

Entre Janeiro e Março, o volume de negócios da empresa fixou-se em 341 milhões de euros, uma redução de 16% face ao primeiro trimestre de 2020, justificada pelos “menores volumes de pasta e papel, fruto essencialmente das paragens programadas, e pela diminuição do nível do preço do papel”.

Neste período, as vendas de papel caíram 8% face ao primeiro trimestre de 2002, as de pasta recuaram 6%, enquanto as de tissue avançaram 4%.

Por sua vez, os resultados antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) da Navigator recuaram 20,2% até Março para 70,6 milhões de euros.

Já o valor do investimento (capex) foi de a 20,1 milhões de euros no primeiro trimestre, montante que compara com os 22,7 milhões de euros contabilizados entre Janeiro e Março de 2020.

“Este montante inclui maioritariamente investimentos direccionados para a manutenção da capacidade produtiva e melhoria de eficiências. Inclui ainda 4,6 milhões de euros na área ambiental e cerca de três milhões de euros de outros projectos, onde se inclui a nova pilha de aparas de Aveiro e as centrais fotovoltaicas da Figueira da Foz e de Setúbal”, precisou.

A divida líquida remunerada da empresa situou-se em 623,6 milhões de euros, abaixo dos 799,5 milhões de euros do ano anterior.

Na sessão de ontem da bolsa, as acções da Navigator cederam 0,07% para 3,02 euros.

Pub

Leia também

Movimento de Pedro Santana Lopes ganha a Câmara de Figueira da Foz

O cabeça de lista do movimento independente “Figueira, a Primeira”, Pedro Santana Lopes venceu a Câmara da Figueira da Foz nestas eleições autárquicas. “Ganhar nestas...

PS perde Câmara da Figueira da Foz e admite derrota

O candidato do PS à Câmara da Figueira da Foz e actual presidente, Carlos Monteiro, assumiu esta noite a derrota nas eleições autárquicas para...

O dever de ir votar

O Presidente da República considerou ontem que votar nas eleições autárquicas deste domingo é mais importante do que nunca para o país recomeçar a...

Resultados de concurso de acesso ao ensino superior conhecidos no domingo

Os resultados da primeira fase do concurso de acesso ao ensino superior são divulgados na madrugada de domingo, com quase 64 mil candidatos para...

Utentes elegíveis para vacina gratuita da gripe serão convocados pelo SNS

Os utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) elegíveis para a toma gratuita da vacina contra a gripe vão ser convocados por SMS, telefonema...