Início Economia Lucro da Navigator cai 23% até Março para 23,5 milhões de euros

Lucro da Navigator cai 23% até Março para 23,5 milhões de euros

A Navigator totalizou 23,5 milhões de euros de lucro no primeiro trimestre, menos 23% do que no mesmo período do ano anterior, segundo comunicado ao mercado.

“Os resultados líquidos do primeiro trimestre de 2021 foram de 23,5 milhões de euros e comparam com os 30,6 milhões de euros obtidos no trimestre homólogo (-23%)”, lê-se no comunicado remetido à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

No documento, a papeleira ressalvou ser “difícil” comparar os resultados apurados até Março com o período homólogo, tendo em conta as novas vagas de contágio por covid-19 e os impactos das medidas de confinamento.

Entre Janeiro e Março, o volume de negócios da empresa fixou-se em 341 milhões de euros, uma redução de 16% face ao primeiro trimestre de 2020, justificada pelos “menores volumes de pasta e papel, fruto essencialmente das paragens programadas, e pela diminuição do nível do preço do papel”.

Neste período, as vendas de papel caíram 8% face ao primeiro trimestre de 2002, as de pasta recuaram 6%, enquanto as de tissue avançaram 4%.

Por sua vez, os resultados antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) da Navigator recuaram 20,2% até Março para 70,6 milhões de euros.

Já o valor do investimento (capex) foi de a 20,1 milhões de euros no primeiro trimestre, montante que compara com os 22,7 milhões de euros contabilizados entre Janeiro e Março de 2020.

“Este montante inclui maioritariamente investimentos direccionados para a manutenção da capacidade produtiva e melhoria de eficiências. Inclui ainda 4,6 milhões de euros na área ambiental e cerca de três milhões de euros de outros projectos, onde se inclui a nova pilha de aparas de Aveiro e as centrais fotovoltaicas da Figueira da Foz e de Setúbal”, precisou.

A divida líquida remunerada da empresa situou-se em 623,6 milhões de euros, abaixo dos 799,5 milhões de euros do ano anterior.

Na sessão de ontem da bolsa, as acções da Navigator cederam 0,07% para 3,02 euros.

Pub

Leia também

3ª edição do Festival CriaSons no CAE

No dia 5 de Fevereiro, pelas 21h30, o Centro de Artes e Espectáculos apresenta um concerto inserido na 3ª edição do Festival CriaSons, com...

Figueira da Foz recebeu parceiros da CircularNet

No passado dia 25 de Janeiro, teve lugar no Centro de Artes e Espectáculos, a reunião da rede CircularNet - Plataforma para a Circularidade:...

Hospital da Figueira da Foz investe mais de 10 milhões de euros

O Hospital Distrital da Figueira da Foz (HDFF) tem em marcha um investimento superior a 10 milhões de euros para a ampliação das instalações...

Escola EB 2/3 Dr. João de Barros promoveu sessões de leitura

No passado dia 25 de Janeiro, a biblioteca da Escola EB 2/3º Ciclos Dr. João de Barros serviu como espaço de incentivo e promoção...

Médicos do Centro consideram urgente avançar com nova maternidade em Coimbra

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) considerou hoje urgente dar prioridade à construção da nova maternidade de Coimbra anunciada para...