Início Ambiente Incêndio na Celbi extinto mas ficou sob vigilância de noite

Incêndio na Celbi extinto mas ficou sob vigilância de noite

O incêndio que deflagrou durante a tarde  de ontem na fábrica de celulose Celbi, a sul da Figueira da Foz, entrou em fase de resolução e já foi extinto.

O alarme foi dado às 15h42 e o incêndio entrou em fase de resolução às 17h19, mas dada a natureza do material em combustão, duas pilhas de biomassa, ainda se encontram no local 37 operacionais e 14 viaturas. “Como são montes de biomassa, têm de ser mexidos, para não reacenderem”, informou fonte dos bombeiros.

Às instalações da fábrica de celulose deslocaram-se bombeiros das corporações da Figueira da Foz (Sapadores e Voluntários), Condeixa e Soure, além de terem estado envolvidos no combate às chamas meios próprios da Celulose Beira Industrial (Celbi).

As pilhas de biomassa são constituídas por matéria orgânica, de origem vegetal, utilizada na produção de energia e por isso facilmente inflamável.

Localizada desde 1965 na Leirosa, a Celbi dedica-se ao fabrico e comercialização de pasta para papel de fibra curta, a partir de madeira de eucalipto, e à produção de energia eléctrica pelo método de cogeração.

Às 3 da manhã fonte dos Sapadores da Figueira confirmou ao nosso jornal a extinção do incêndio, “mas está ainda sob vigilância”.

Pub

Leia também

Festa do Arroz em Maiorca

A Confraria do Arroz Doce de Maiorca vai realizar depois de amanhã, domingo, a Festa do Arroz, que irá decorrer em Maiorca. Esta iniciativa tem...

O Figueirense já nas bancas!

A edição mensal de Maio d'O Figueirense já se encontra nas bancas! Eis a primeira página:

19º aniversário do Núcleo Museológico do Sal encerra «Maio é Museu!»

A programação cultural promovida pelo Museu Municipal Santos Rocha (MMSR), no âmbito da iniciativa da 10.ª edição de “Maio é Museu!”, vai culminar nas...

Arquitecto figueirense ganha prémio nacional

O arquitecto paisagista figueirense Fernando dos Santos Pessoa ganhou o Prémio “Ambiente e Paisagem Gonçalo Ribeiro Telles”, segundo apurou O Figueirense. Outro dos premiados foi...

O Figueirense na Antena 1

O Figueirense esteve novamente na Antena 1, no programa de emissão internacional "Portugal em Directo", onde a jornalista Cláudia Aguiar Rodrigues conversou com o...