Início Ambiente Figueira registou temperatura máxima recorde nesta semana

Figueira registou temperatura máxima recorde nesta semana

Na quarta-feira foram batidos recordes de temperatura máxima em 13 estações meteorológicas do país, incluindo na da Figueira da Foz (41°C), com o valor mais elevado registado na Lousã, com 46,3°C, segundo os dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A informação disponibilizada pelo IPMA dá conta de 13 extremos de temperatura atingidos nas estações da Lousã, Ansião, Mirandela, Monção, Coimbra/Bencanta, Proença-a-Nova, Chaves, Moimenta da Beira, Bragança, Macedo Cavaleiros, Figueira da Foz, Carrazeda de Ansiães e Porto/PR.

De acordo com a observação nas estações da rede IPMA (consideradas 96 estações no continente), na quarta-feira, as temperaturas mais elevadas foram registadas na Lousã (46,3°C) e em Santarém (46,2°C – o valor mais elevado nesta estação até hoje foi 46,3°C, registado em Agosto de 2018).

Em cinco estações foram registadas temperaturas máximas iguais ou superiores a 45°C e em cerca de metade do país foram registadas temperaturas máximas iguais ou acima dos 40°C.

Segundo o IPMA, ocorreram valores de temperatura máxima do ar iguais ou superiores a 35°C em cerca de 90% do território e iguais ou superiores a 30°C em praticamente todo o território (excepto Cabo Carvoeiro, Sagres e Fóia).

Até hoje, o valor mais elevado da temperatura foi registado na Amareleja, com 47,3°C, a 1 de Agosto de 2003.

Segundo o IPMA, este mês, o valor mais alto da temperatura mínima foi 28,7°C, registado em Portalegre no dia 9.

O IPMA prevê uma descida gradual dos valores da temperatura a partir de hoje, ainda com a ocorrência de noites tropicais e dias quentes, muito quentes e excessivamente quentes até dia 17.

Pub

Leia também

Suspeito de furto com mandado de detenção europeu em prisão preventiva

Um homem de nacionalidade estrangeira, suspeito do furto de equipamentos electrónicos num estabelecimento comercial da Figueira da Foz, ficou em prisão preventiva dado sobre...

Clube reproduz capa de “A Valsa dos Detectives” dos GNR para ajudar Unicef

O clube de coleccionismo de arte ‘online’ Rastro, sediado na Figueira da Foz, reproduziu em 100 serigrafias a capa do vinil “A Valsa dos...

Santana Lopes assume que não vai adquirir Cabo Mondego devido a suspeições

O presidente da Câmara da Figueira da Foz assumiu hoje que não vai adquirir o Cabo Mondego, cujo negócio estava acertado por 2,1 milhões...

Banda Os Quatro e Meia actua no fim de ano da Figueira da Foz

A festa de Fim de Ano na Figueira da Foz vai contar com o habitual espectáculo de fogo de artifício e a actuação da...

Ginásio conquista prata e bronze na regata “Aerobic Monsters”

O Clube Naval Infante D. Henrique organizou no sábado, dia 3, a Regata Internacional “Aerobic Monsters”, exclusiva para embarcações skiff, na qual participaram quatro...