Início Economia Figueira da Foz volta a adiar votação do aumento das tarifas de...

Figueira da Foz volta a adiar votação do aumento das tarifas de água

O município da Figueira da Foz voltou hoje a adiar a votação do aumento das tarifas de água proposto pela concessionária Águas da Figueira da Foz, que aponta para uma subida de 9%.

Depois de em Setembro a autarquia liderada por Pedro Santana Lopes ter adiado a votação por não concordar com a proposta de aumento de 11,3%, a nova taxa indicado motivou reservas da liderança do executivo e dos vereadores da oposição do Partido Socialista, que pediram mais tempo para analisar a proposta.

A vice-presidente da autarquia, Anabela Tabaçó, salientou que o tarifário “não agrada a ninguém”, pelo “aumento substancial” que representa, sendo um “tema sensível” que preocupa o executivo.

A vereadora socialista Diana Rodrigues considerou que se trata de “um agravamento muito duro e complexo para os munícipes”.

Apesar de o prazo para enviar a aprovação do novo tarifário para a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) terminar hoje, o executivo adiou a votação para a próxima semana.

O presidente da autarquia explicou que a actualização do tarifário está indexado a uma fórmula do contracto de concessão e que uma das hipóteses para não subir os preços – um cenário que não recomenda – passa pelo resgate do contracto.

“Temos outros aumentos em média de 30% e não temos ninguém a quem pedir reequilíbrio financeiro”, disse Pedro Santana Lopes, salientando que a inflacção atingiu os 10,2% e que o tratamento de resíduos sólidos aumentou “só quatro vezes”.

Em Setembro, o vereador do PSD Ricardo Silva, que hoje não esteve presente por doença (e não se fez representar), defendeu a realização de auditorias – financeira e técnica – à concessão.

Pub

Leia também

Salvo o ocupante da viatura que caiu na Serra da Boa Viagem

Ficou ligeiramente ferido, “mas consciente e orientado”, o único ocupante da viatura ligeira que esta tarde se despistou e caiu numa ravina com um...

CAE recebe um concerto de Lisa Gerrard e Jules Maxwell no domingo

Amanhã, pelas 21h30, o Centro de Artes e Espectáculos (CAE) apresenta um concerto com Lisa Gerrard e Jules Maxwell, onde será apresentado o seu...

Ponte Edgar Cardoso: obras condicionam trânsito durante a semana

As obras de requalificação da ponte Edgar Cardoso vão condicionar o trânsito nos dias 29 e 30 de Novembro, das 8h30 às 17h30, com...

Terapeuta da fala figueirense distinguida em São Brás de Alportel

O Município de São Brás de Alportel realizou a sua 10.ª Gala de Atribuição dos Prémios Juventude onde a figueirense Mónica Rocha foi premiada...

Assembleia Municipal da Figueira da Foz aprova desagregação de quatro freguesias

A Assembleia Municipal da Figueira da Foz deu hoje parecer favorável à desagregação das antigas freguesias de Brenha, Santana, Borda do Campo e São...