Início Educação Ano lectivo no campus universitário com início antes do Natal

Ano lectivo no campus universitário com início antes do Natal

O início das aulas no campus da Universidade de Coimbra (UC) na Figueira da Foz, que vai funcionar na Quinta das Olaias, vai decorrer antes do início das férias do Natal, informou hoje o presidente da Câmara.

Segundo Pedro Santana Lopes, o primeiro curso do futuro polo tem como data prevista, para já, 25 de Novembro.

O autarca salientou que as obras da Universidade de Coimbra na Quinta das Olaias, para adaptação dos espaços lectivos, “estão a andar bem”.

“Esta é uma notícia relevante para o concelho da Figueira da Foz”, sublinhou o presidente da autarquia, referindo que ainda se vai realizar uma reunião entre a Câmara e a academia.

O protocolo de cooperação para a criação, instalação e funcionamento de um campus naquela cidade foi assinado em Setembro entre as duas entidades, pelo reitor Amílcar Falcão e por Pedro Santana Lopes.

O acordo estabelece os termos da cedência dos espaços e imóveis que vão albergar o campus universitário, assim como as actividades (de ensino, investigação, inovação e partilha de conhecimento) que serão desenvolvidas pela UC.

A oferta formativa completa – incluindo cursos diferenciados, nas áreas do turismo sustentável, da economia de mar e da economia circular, entre outras -, e enquadrada no projecto Living the Future Academy, ainda não foi anunciada e é da inteira responsabilidade da academia.

A UC ambiciona diplomar, em quatro anos, entre 8.000 e 12.000 pessoas no âmbito do Living the Future Academy, financiado com 16,5 milhões de euros pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

O projecto está focado na promoção de programas e cursos de formação inovadores, adaptados a diferentes segmentos da população e em coordenação com empregadores e organizações económicas, sociais, políticas e territoriais da região Centro.

Liderado pela UC, o Living the Future Academy tem como parceiros a Universidade dos Açores, a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, o Instituto Politécnico de Viseu e o Politécnico da Guarda, além de 104 parceiros e nove ‘clusters’ envolvendo mais de 300 associados.

Pub

Leia também

Ginásio conquista prata e bronze na regata “Aerobic Monsters”

O Clube Naval Infante D. Henrique organizou no sábado, dia 3, a Regata Internacional “Aerobic Monsters”, exclusiva para embarcações skiff, na qual participaram quatro...

Concerto de Ano Novo com Sofia Escobar

O grande auditório do Centro de Artes e Espectáculos vai acolher um concerto de Ano Novo com Sofia Escobar, no dia 8 de Janeiro...

Figueira recebe espectáculo sobre incêndios florestais

O espetáculo “Sob a Terra”, criado em 2020 pela Leirena Teatro para abordar a temática dos incêndios florestais, vai voltar aos palcos no mês...

PSP promove projecto de prevenção em 62 escolas de Coimbra e Figueira da Foz

Mais de 60 estabelecimentos de ensino básico e secundário da área de responsabilidade da PSP de Coimbra e Figueira da Foz vão ser abrangidos,...

Magenta apresenta “Aqui há Natal #2” em exposição no CAE

Até ao final do mês, a Sala Zé Penicheiro do Centro de Artes e Espectáculos terá patente a exposição "Aqui há Natal #2", pela...