Início Cultura Figueira da Foz promove literacia científica e leitura

Figueira da Foz promove literacia científica e leitura

A Câmara da Figueira da Foz está empenhada em promover a literacia científica e a leitura através da “Biblioteca Fora de Portas – LER EM CASA”, iniciativa no âmbito do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, assinalado a 23 de Abril.

A iniciativa foi promovida pela Biblioteca Pedro Fernandes Tomás em colaboração com a Associação dos Amigos do Convento de Santa Maria de Seiça (SMS), no âmbito do Projecto Rios.

O projecto “Biblioteca Fora de Portas – LER EM CASA” tem como objectivo “promover literacia científica e a promoção da leitura junto do público em geral”, lê-se em nota divulgada no ’site’ do município da Figueira da Foz.

A iniciativa consiste na “organização de “caixas” de documentos (livros, revistas, DVD) do fundo documental da Biblioteca Municipal, que abordam temáticas ligadas à ciência e ao património cultural local, que irão circular em regime de empréstimo domiciliário, junto das famílias que habitam na proximidade da Ribeira de Seiça”.

No âmbito do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, vai ser entregue a “primeira caixa a uma família residente na localidade de Casenho, freguesia do Paião”, lê-se em nota.

Após a entrega da caixa a título de empréstimo domiciliário, pelo período de duas semanas, regressa à biblioteca onde ficará de quarentena.

Quando a primeira caixa for recolhida, será entregue, nos mesmos moldes, uma segunda caixa a outra família.

As caixas vão ter ainda uma “ficha para avaliação da acção”, com o intuito de recolher a opinião dos participantes sobre a iniciativa, bem como as suas preferências de leitura, para que posteriormente a biblioteca possa melhorar o projecto de acordo com as expectativas do público.

Os interlocutores do Município junto das famílias e da comunidade serão elementos da Associação dos Amigos do Convento de Santa Maria de Seiça que habitam nas proximidades.

Pub

Leia também

Dia Nacional das Colectividades: As Mulheres no Associativismo

A Câmara da Figueira da Foz vai assinalar no sábado o Dia Nacional das Colectividades 2022, no Auditório Municipal do Museu Dr. Santos Rocha,...

Cláudia Andrade nas “5as de Leitura”

No dia 26 de Maio, pelas 21h30, a Sala de Leitura da Biblioteca Municipal vai receber mais uma sessão da iniciativa de promoção e...

Sub-16 do Ginásio na Final da Zona Norte da Taça Nacional

A equipa sub-16 (juvenis) do Ginásio Clube Figueirense derrotou o Olivais duas vezes para conseguir avançar para a Final da Zona Norte da Taça...

Esplanadas deixam de pagar taxas

A Câmara Municipal da Figueira da Foz, sob proposta do presidente, Pedro Santana Lopes, deliberou, por unanimidade, votar favoravelmente, a isenção de taxas de...

Apesar de leve, covid aumenta números na Figueira

O Hospital Distrital da Figueira da Foz (HDFF) detectou, na última semana, através de testes, uma média diária de 21 casos positivos de covid-19,...