Início Cultura Figueira da Foz promove literacia científica e leitura

Figueira da Foz promove literacia científica e leitura

A Câmara da Figueira da Foz está empenhada em promover a literacia científica e a leitura através da “Biblioteca Fora de Portas – LER EM CASA”, iniciativa no âmbito do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, assinalado a 23 de Abril.

A iniciativa foi promovida pela Biblioteca Pedro Fernandes Tomás em colaboração com a Associação dos Amigos do Convento de Santa Maria de Seiça (SMS), no âmbito do Projecto Rios.

O projecto “Biblioteca Fora de Portas – LER EM CASA” tem como objectivo “promover literacia científica e a promoção da leitura junto do público em geral”, lê-se em nota divulgada no ’site’ do município da Figueira da Foz.

A iniciativa consiste na “organização de “caixas” de documentos (livros, revistas, DVD) do fundo documental da Biblioteca Municipal, que abordam temáticas ligadas à ciência e ao património cultural local, que irão circular em regime de empréstimo domiciliário, junto das famílias que habitam na proximidade da Ribeira de Seiça”.

No âmbito do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, vai ser entregue a “primeira caixa a uma família residente na localidade de Casenho, freguesia do Paião”, lê-se em nota.

Após a entrega da caixa a título de empréstimo domiciliário, pelo período de duas semanas, regressa à biblioteca onde ficará de quarentena.

Quando a primeira caixa for recolhida, será entregue, nos mesmos moldes, uma segunda caixa a outra família.

As caixas vão ter ainda uma “ficha para avaliação da acção”, com o intuito de recolher a opinião dos participantes sobre a iniciativa, bem como as suas preferências de leitura, para que posteriormente a biblioteca possa melhorar o projecto de acordo com as expectativas do público.

Os interlocutores do Município junto das famílias e da comunidade serão elementos da Associação dos Amigos do Convento de Santa Maria de Seiça que habitam nas proximidades.

Pub

Leia também

Hora muda no domingo

Portugal vai adiantar os relógios uma hora na madrugada de domingo, passando da 1 para as 2 horas, dando início ao horário de Verão,...

Técnicos de diagnóstico e terapêutica homenageados

Uma cerimónia de homenagem aos técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica (TSDTs) que completaram 25 ou mais anos de serviço no Hospital Distrital da...

Figueira da Foz vai ter 28,5 ME para habitação a preços acessíveis

O município da Figueira da Foz vai ter 215 fogos habitacionais com rendas acessíveis, no âmbito do acordo assinado quarta-feira entre a Comunidade Intermunicipal...

João de Barros vence a 2.ª jornada de basquetebol em Coimbra

Na passada quarta-feira foi realizada a 2.ª jornada da Coordenação Local do Desporto Escolar de Basquetebol, em Coimbra, com um torneio designado para o...

Sociedade Filarmónica Paionense faz 165 anos

A Sociedade Filarmónica Paionense celebra 165 anos de existência no próximo dia 26 de Março, assinalando a data com um concerto de aniversário pela...