Início Local Covid-19: Plataforma elevatória vai permitir ‘visitas’ a utentes na Misericórdia da Figueira...

Covid-19: Plataforma elevatória vai permitir ‘visitas’ a utentes na Misericórdia da Figueira da Foz

A Misericórdia da Figueira da Foz vai disponibilizar uma grua com plataforma elevatória, para que os familiares dos seus utentes possam falar com os idosos junto às varandas dos lares, disse hoje fonte da instituição.

Em declarações à agência Lusa, Joaquim de Sousa, provedor da Misericórdia – Obra da Figueira (MOF), revelou que a medida será posta em prática a partir de terça-feira e que se inspirou numa iniciativa de uma empresa de Bruxelas, “que, ao ficar sem trabalho, passou a prestar esse serviço pago às famílias”.

“Aqui, é gratuito, mas por marcação prévia. A grua foi-nos cedida também gratuitamente por uma empresa, não é alugada”, explicou Joaquim de Sousa.

A partir de terça-feira, durante as manhãs, entre as 10:00 e as 11:30, a grua estará localizada no largo exterior, em frente ao edifício principal da instituição, onde funciona o lar de Santo António. A plataforma elevatória, que comporta o máximo de duas pessoas de cada vez, sobe à altura do primeiro andar “e fica a dois metros da varanda”, observando assim uma “distância de segurança” no contacto entre familiares e idosos.

De tarde, entre as 15:00 e as 16:30, a plataforma elevatória muda-se para o interior das instalações da MOF, em frente ao lar Silva Soares, repetindo-se o procedimento junto às varandas dos primeiro e segundo andares do edifício.

“Os utentes vão poder falar directamente e presencialmente com os familiares a dois metros de distância”, reafirmou Joaquim de Sousa, frisando que a medida visa “repor o contacto possível” entre idosos e famílias, já que as visitas foram suspensas há cerca de um mês e meio, desde meados de Março, devido ao novo coronavírus.

O provedor da Misericórdia – Obra da Figueira disse ainda que os familiares “já começaram a ser contactados” sobre esta iniciativa da instituição de solidariedade social, enfatizando que a utilização do novo sistema “obriga a marcação prévia”.

A Misericórdia da Figueira da Foz possui dois lares de idosos, com cerca de 150 utentes, um lar de raparigas e uma creche e jardim de infância, esta última encerrada face à pandemia de covid-19, para além de um centro de dia e outros equipamentos.

Pub

Leia também

“Perfeitos Desconhecidos” no CAE

No dia 28 de Janeiro, pelas 21h30, o Centro de Artes e Espectáculos apresenta a peça de drama e comédia "Perfeitos Desconhecidos", que conta com...

Aviso amarelo devido ao frio a partir de sábado

Sete distritos do continente estão hoje sob aviso amarelo devido ao frio, subindo no sábado para 15, incluindo o distrito de Coimbra, devido à...

Figueira da Foz abre portas do Paço de Maiorca para mostrar estado de ruína

O município da Figueira da Foz vai abrir este mês as portas do Paço de Maiorca às sextas-feiras e sábados, numa iniciativa que pretende...

Sindicato fala em adesão “muito grande” à greve nas conservas, patrões dizem “praticamente nula”

A greve de hoje dos trabalhadores da indústria das conservas regista, segundo o sindicato, uma “adesão muito grande”, havendo fábricas “completamente paradas”, como a...

Câmara da Figueira da Foz avalia sentença que onera terreno seis vezes mais

A Câmara da Figueira da Foz vai analisar uma sentença do Tribunal da Relação de Coimbra que obriga o município a pagar por um...