Início Educação Covid-19: Congresso com 800 professores na Figueira da Foz adiado para Outubro

Covid-19: Congresso com 800 professores na Figueira da Foz adiado para Outubro

A organização de um congresso internacional de professores agendado para sexta-feira e sábado na Figueira da Foz, anunciou hoje o adiamento do evento para Outubro, face à situação nacional do coronavírus.

Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, o Centro de Formação da Associação de Escolas (CFAE) Beira Mar, que reúne estabelecimentos de ensino dos concelhos da Figueira da Foz, Mira, Cantanhede e Montemor-o-Velho, afirma que não estão reunidas as condições para promover o congresso nas datas previstas, face à ameaça nacional da Covid- 19.

“Atendendo às informações da Direcção-Geral da Saúde (DGS relativas ao assunto ‘COVID-19: Recomendações para eventos públicos e eventos de massas’, e depois de cuidada ponderação, entende o CFAE Beira Mar não estarem reunidas as condições para a realização, nos dias 13 e 14 de Março, do Congresso “Desafios?”, refere o comunicado.

No entanto, “tendo em conta a relevância do evento”, previsto para o Centro de Artes e Espectáculos (CAE) local e que esperava a participação de cerca de 800 professores de todo os país e dois oradores internacionais, o congresso foi recalendarizado para 16 e 17 de Outubro – daqui a sensivelmente sete meses – “mantendo toda a estrutura e programa”, assinala a organização.

Ouvido pela Lusa antes de uma reunião prevista para hoje entre a Câmara Municipal, um dos principais apoiantes do congresso e a organização deste, o vereador com os pelouros da Educação e da Cultura, Nuno Gonçalves, admitia a possibilidade do congresso vir a ser adiado ou cancelado, mas enfatizava que a decisão final cabia à organização.

O vereador argumentou que o município em conjunto com o CFAE, dirigido por Teotónio Cavaco, vinha a fazer “diariamente” avaliações da evolução do coronavírus a nível nacional, bem como das orientações públicas da DGS e do Governo, no sentido de ser tomada uma decisão.

“Este congresso tem características especiais, porque sendo os professores o seu público-alvo podem ser reprodutores de risco. E há escolas em concreto que estão a ser alvo de um risco evidente”, argumentou Nuno Gonçalves.

Para além da Câmara Municipal, o congresso “Desafios?” conta com o apoio da Direcção-Geral da Educação e a participação anunciada do secretario de Estado Adjunto e da Educação, João Costa, e de representantes de outras entidades como a Direcção-Geral da Administração Escolar ou o Conselho Nacional de Educação.

Já hoje, a Câmara Municipal anunciou o cancelamento da cerimónia do 155.º aniversário dos Bombeiros Sapadores da Figueira da Foz, agendada para quarta-feira, “de forma a preservar e manter a operacionalidade de todos os elementos” da corporação.

Nos últimos dias foi cancelada no concelho da Figueira da Foz a feira medieval Infante Dom Pedro, prevista para 02 a 12 de Abril e organizada pela junta de freguesia de Buarcos e São Julião.

Pub

Leia também

Pais contra as mudanças de sala dos alunos

Os pais e encarregados de educação da turma 1, do 6.º ano de escolaridade da Escola Dr. João de Barros da Figueira...

Mais de 300 médicos de família ainda não foram colocados

Mais de um mês após o lançamento do concurso para colocação dos 365 médicos de família, os especialistas continuam sem trabalhar numa...

Protecção Civil emite recomendações para próximos dias de mau tempo

A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) emitiu hoje recomendações para as próximas 48 horas devido às previsões de chuva...

Chuva regressa na quinta-feira

A chuva deverá regressar na quinta-feira a Portugal, prevendo-se uma descida gradual de temperatura e aguaceiros, que poderão ser acompanhados de trovoada,...

Castelo Eng. Silva vai abrir as portas com novo Posto de Turismo no final deste mês

O Castelo Eng. Silva, na Esplanada Silva Guimarães, está a ser convertido num novo posto de Turismo com valências culturais. A inauguração...