InícioEconomiaCelbi implementa sistema único no mundo para produzir mais pasta de papel

Celbi implementa sistema único no mundo para produzir mais pasta de papel

A Celbi, biorrefinaria do grupo Altri, anunciou hoje a implementação de um sistema único no mundo que aumenta a eficiência na produção de pasta de papel e permite reforçar a capacidade de produção diária em cerca de 2,5%.

Em comunicado, a Celbi explicou que se trata de um sistema optimizado desenvolvido pela Andritz, que foi implementado no processo de cozimento de madeira da sua unidade de Leirosa, Figueira da Foz.

“Já em funcionamento, este novo sistema vem aumentar ainda mais a eficiência desta unidade, permitindo à Altri reforçar a sua capacidade de produção diária em cerca de 2,5%”, apontou a empresa.

Segundo a Celbi, “esta tecnologia vem permitir recuperar desperdícios finos resultantes do processo de conversão da madeira, garantindo o uso da totalidade da matéria-prima e maximizando a rentabilidade do processo”.

A Celbi produz cerca de 800.000 toneladas de pasta de papel por ano, a partir de eucalipto, indicada para papel fino para impressão, para laminados decorativos, de uso doméstico e de embalagem.

No seu conjunto, Celbi, Biotek e Caima – as três unidades de produção de pasta do grupo Altri – registaram um ‘recorde’ absoluto de produção e vendas nos primeiros nove meses de 2021, tendo produzido 865.900 toneladas de fibras celulósicas, o que corresponde a um aumento de 4,5% face ao mesmo período de 2020.

Naquele período, as vendas cresceram 7%, para 884.500 toneladas, sendo 86% para mercados externos.

Pub

Leia também