Início Local CDU quer acabar com privatização da água para reduzir factura na Figueira...

CDU quer acabar com privatização da água para reduzir factura na Figueira da Foz

O candidato da CDU à presidência da Câmara da Figueira da Foz nas eleições autárquicas de domingo disse que quer acabar com a privatização dos serviços de água e saneamento para reduzir a factura cobrada aos consumidores no concelho.

“Defendemos a reversão do serviço da água para a esfera pública, porque a água é um bem público e não pode ser gerido por privados com o objectivo do lucro”, afirmou Bernardo Reis à agência Lusa.

Com o fim da privatização dos serviços de água e saneamento à Águas da Figueira, o candidato comunista tem como principal objectivo acabar com a “factura exagerada com taxas e tachinhas associadas, quando algumas pessoas nem saneamento têm”, e conseguir “o abaixamento dos preços exorbitantes com a prestação desses serviços”.

Se for eleito, pretende estudar os prazos da concessão e os encargos com o fim dela “para tentar negociar a reversão” e, em última instância, “recorrer aos meios litigiosos” com o mesmo objectivo.

Segundo a CDU, o fim da privatização dos dois serviços poderá representar uma poupança para os consumidores e para a autarquia, indicando que esta paga o dobro da receita (600 mil euros) que recebe pelos serviços (300 mil euros).

Com essa poupança, defendeu, o município poderia investir no sentido de resolver “os problemas da rede”, quando “nem o saneamento está completo”.

Pub

Leia também

Festa do Arroz em Maiorca

A Confraria do Arroz Doce de Maiorca vai realizar depois de amanhã, domingo, a Festa do Arroz, que irá decorrer em Maiorca. Esta iniciativa tem...

O Figueirense já nas bancas!

A edição mensal de Maio d'O Figueirense já se encontra nas bancas! Eis a primeira página:

19º aniversário do Núcleo Museológico do Sal encerra «Maio é Museu!»

A programação cultural promovida pelo Museu Municipal Santos Rocha (MMSR), no âmbito da iniciativa da 10.ª edição de “Maio é Museu!”, vai culminar nas...

Arquitecto figueirense ganha prémio nacional

O arquitecto paisagista figueirense Fernando dos Santos Pessoa ganhou o Prémio “Ambiente e Paisagem Gonçalo Ribeiro Telles”, segundo apurou O Figueirense. Outro dos premiados foi...

O Figueirense na Antena 1

O Figueirense esteve novamente na Antena 1, no programa de emissão internacional "Portugal em Directo", onde a jornalista Cláudia Aguiar Rodrigues conversou com o...