O ciclista espanhol Delio Fernández (AP Hotels&Resorts-Tavira-Farense) venceu hoje no alto da Torre a quinta etapa da Volta a Portugal, assumindo a liderança da classificação geral individual após o primeiro dia de alta montanha na 84.ª edição.
Fernández, de 37 anos, cumpriu os 184,3 quilómetros entre Mação e a Covilhã, no alto da Torre, em 5:21.59 horas, conseguindo a quarta vitória em etapas na prova, com seis segundos de vantagem para o suíço Colin Stüssi (Vorarlberg), segundo, e 19 para o espanhol Txomin Juaristi (Euskaltel-Euskadi), terceiro.
O ciclista figueirense Afonso Eulálio lidera a geral da Juventude e ficou em 15.º lugar, a dois minutos e quatro segundos do camisola amarela, após a difícil prova da Torre.
O Figueirense está na estrada a fazer a cobertura desta prova de ciclismo e mostra aqui, com a imagem do repórter Pedro Ribeiro, a claque que acompanha o jovem atleta.
Nas contas da geral, o sexto classificado da Volta em 2022 é o novo líder, com cinco segundos de vantagem para Stüssi, segundo, e 10 para Juaristi, com Henrique Casimiro (Efapel) como melhor português, em quarto, a 41.
Amanhã, terça-feira, a sexta etapa liga Penamacor à Guarda em 168,5 quilómetros, última tirada antes de um dia de descanso, na quarta-feira.