Início Cultura Projeto promove encontro de companhias de teatro amador em Coimbra

Projeto promove encontro de companhias de teatro amador em Coimbra

A Oficina Municipal de Teatro de Coimbra recebe de 01 a 03 de novembro o Aluvião, um encontro de grupos de teatro amador da região, que será acompanhado de um programa de apoio e formação.

A primeira edição da iniciativa, produzida pelo Teatrão e pela Fundação INATEL em Coimbra, arranca com o encontro na Oficina Municipal de Teatro (OMT), que serve também como uma espécie de mostra do teatro amador do distrito, com a apresentação de cinco espetáculos, foi hoje anunciado.

No encontro, participam os grupos Trailaró e TEAM, de Soure, o Pateo das Galinhas – Grupo de Teatro Experimental da Figueira da Foz, Teatro Perro, de Tábua, e o CITEC, de Montemor-o-Velho.

Durante estes dias, para além da apresentação dos espetáculos por parte dos cinco grupos, pretende-se também refletir sobre a produção teatral da região, salientou a diretora do Teatrão, Isabel Craveiro, durante a conferência de imprensa de apresentação da iniciativa.

Após o encontro, será criado o programa Amadores do Coração, que visa formar e acompanhar grupos de teatro amador da região, referiu.

Nesse âmbito, serão abertas candidaturas ao programa até ao final de janeiro e os trabalhos de acompanhamento e formação deverão decorrer entre março e junho, acrescentou.

Nesse programa, o Teatrão pretende apoiar os grupos em diferentes questões, seja a formação de atores, direção e encenação de peças, cenografia ou luz e som, garantindo um “acompanhamento regular e continuado para melhorar as condições e qualidade dos trabalhos”, vincou.

Posteriormente, o encontro em si poderá “crescer e convidar estruturas de outros sítios do país para promover uma troca com outros núcleos”, podendo também esse momento ser um espaço com oficinas de formação, esclareceu.

De acordo com o diretor da Fundação INATEL em Coimbra, Bruno Paixão, o projeto vai “robustecer aquilo que é a produção teatral”, considerando que o programa de acompanhamento e formação pode vir “a acrescentar valor às muitas companhias amadoras” da região.

Pub

Leia também

Distância de dois metros e carros até três pessoas entre novas regras para ensino de condução

As novas regras do ensino da condução no quadro da pandemia de covid-19, publicadas hoje em Diário da República, prevêem um distanciamento...

Mulher com suspeita de infecção fugiu do hospital da Figueira e foi apanhada pela PSP

Uma mulher com suspeitas de infecção pelo novo coronavírus fugiu hoje do Hospital Distrital da Figueira da Foz (HDFF), onde aguardava a...

Incêndios: Todos os distritos em estado de alerta laranja até às 24 horas de amanhã

Todos os distritos de Portugal continental estão em estado de alerta especial laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro,...

Criança testa Covid no 2.º Jardim Escola da Figueira

Um menino, aluno de um jardim-de-infância da Figueira da Foz, testou esta terça-feira positivo para Covid-19, situação que levou ao isolamento de...

Piscinas da Praia de Quiaios já abriram

As piscinas da Praia de Quiaios abriram "cumprindo as normas de segurança recomendadas pelas autoridades de saúde", diz a autarquia local.