Início Cultura Projeto promove encontro de companhias de teatro amador em Coimbra

Projeto promove encontro de companhias de teatro amador em Coimbra

A Oficina Municipal de Teatro de Coimbra recebe de 01 a 03 de novembro o Aluvião, um encontro de grupos de teatro amador da região, que será acompanhado de um programa de apoio e formação.

A primeira edição da iniciativa, produzida pelo Teatrão e pela Fundação INATEL em Coimbra, arranca com o encontro na Oficina Municipal de Teatro (OMT), que serve também como uma espécie de mostra do teatro amador do distrito, com a apresentação de cinco espetáculos, foi hoje anunciado.

No encontro, participam os grupos Trailaró e TEAM, de Soure, o Pateo das Galinhas – Grupo de Teatro Experimental da Figueira da Foz, Teatro Perro, de Tábua, e o CITEC, de Montemor-o-Velho.

Durante estes dias, para além da apresentação dos espetáculos por parte dos cinco grupos, pretende-se também refletir sobre a produção teatral da região, salientou a diretora do Teatrão, Isabel Craveiro, durante a conferência de imprensa de apresentação da iniciativa.

Após o encontro, será criado o programa Amadores do Coração, que visa formar e acompanhar grupos de teatro amador da região, referiu.

Nesse âmbito, serão abertas candidaturas ao programa até ao final de janeiro e os trabalhos de acompanhamento e formação deverão decorrer entre março e junho, acrescentou.

Nesse programa, o Teatrão pretende apoiar os grupos em diferentes questões, seja a formação de atores, direção e encenação de peças, cenografia ou luz e som, garantindo um “acompanhamento regular e continuado para melhorar as condições e qualidade dos trabalhos”, vincou.

Posteriormente, o encontro em si poderá “crescer e convidar estruturas de outros sítios do país para promover uma troca com outros núcleos”, podendo também esse momento ser um espaço com oficinas de formação, esclareceu.

De acordo com o diretor da Fundação INATEL em Coimbra, Bruno Paixão, o projeto vai “robustecer aquilo que é a produção teatral”, considerando que o programa de acompanhamento e formação pode vir “a acrescentar valor às muitas companhias amadoras” da região.

Pub

Leia também

Covid-19: DGS alerta para uso indevido de luvas porque pode potenciar contágio

A Direcção-Geral da Saúde (DGS) considerou hoje que o uso de luvas na rua pode ser “contraproducente e dar uma falsa sensação...

Distrito de Coimbra sob aviso amarelo devido à chuva

O distrito de Coimbra está sob aviso amarelo até às 21h de hoje, devido à previsão de chuva que poderá ser forte,...

Tempo de Páscoa diferente

Buarcos, com largas tradições religiosas na Quaresma, suspendeu as cerimónias habituais como as procissões da Semana Santa, mas mantém vivo o espírito...

Covid-19: Pandemia alterou consumos de álcool e drogas para quase um terço de jovens

Perto de um terço dos jovens portugueses (62,4%) acredita que a pandemia de covid-19 contribuiu para a alteração de consumo de álcool...

Covid-19: Comerciantes dos mercados da Figueira da Foz com entregas ao domicílio

A Câmara da Figueira da Foz disponibilizou o contacto de 30 comerciantes dos dois mercados municipais, que continuam abertos, para que as...